Caxias do Sul

Brigada Militar faz grande apreensão de carga e objetos roubados em Caxias

Produtos tiveram que ser carregados em um caminhão box da Brigada Militar. Fotos: BM
Produtos tiveram que ser carregados em um caminhão box da Brigada Militar. Fotos: BM


Uma operação da Brigada Militar apreendeu no final da tarde desta segunda-feira, dia 18, uma grande quantidade de produtos furtados e roubados. A estimativa é de que o valor das mercadorias chegue a R$ 150 mil.

Produtos tiveram que ser carregados em um caminhão box da Brigada Militar. Fotos: BM

Segundo o Sargento Severo, da Companhia de Operações da Brigada (Coe), os produtos foram levados por bandidos nos últimos meses em casas, empresas e lojas na região de Fazenda Souza, onde surgiu o primeiro contato anônimo que indicou onde estavam os materiais apreendidos.

“Pela manhã fomos informados que em uma residência naquela localidade havia material roubado em uma residência. Fomos até lá com uma guarnição e encontramos um carregamento de veneno usado em plantações e mais um veículo Fiat/Fiorino em ocorrência de roubo”, conta.

Davenir Rodrigues Lopes, 55 anos, apontado como dono de todo o material apreendido está sendo procurado pela polícia.

Após esse contato em Fazenda Souza, os policiais ficaram sabendo que o material apreendido pertencia a um homem conhecido como “Cudo”, mais tarde identificado como Davenir Rodrigues Lopes, 55 anos,  morador de uma residência, em um condomínio na rua Francisco Palmeira de Souza, no bairro Centenário zona norte da cidade.

Ao chegar no local os policiais se depararam com uma garagem abarrotada de produtos sem procedência que foram recolhidos em seguida. A esposa do homem apontado como dono do material, Mara Medeiros, 50 anos, foi presa em flagrante.

A quantidade de material apreendido era tanta que houve a necessidade de utilização do caminhão box da Brigada para fazer o transporte até a delegacia onde os produtos ainda estão sendo contados e cadastrados pela Polícia Civil.

Os produtos encheram uma sala da Central de Polícia Civil de Caxias. Entre os objetos há rodas de liga leve, TV’s de Led, equipamentos eletrônicos, instrumentos musicais, veneno para uso agrícola, janelas, lonas, ferramentas, cerca de 40 botijões de gás, e uma série de materiais de construção.

 

Primeiras vítimas

Enquanto o material era apresentado na Central de Polícia Civil, uma das vítimas, Luis Fernando Rech, proprietário de uma loja de agropecuária em Santa Lúcia do Piaí que foi alvo da ação dos bandidos fazia o reconhecimento da carga de produtos usados em lavouras que fora roubado há cerca de dois meses.

“Essa carga havia sido roubada no dia dois de novembro lá no galpão onde a gente faz o armazenamento. Por ser agrotóxico usado nas lavouras, não dá pra deixar junto da loja, aí fica longe e fácil de ser roubado. Pelo tempo que faz, achei que nem iriam mais encontrar. Ainda bem que acharam”, comemora.

Como recuperar material roubado:

De acordo com informações da Brigada Militar, quem sofreu algum roubo nos últimos meses e acredita que os pertences possam estar junto dos materiais apreendidos, podem se dirigir já a partir desta terça-feiram dia 19, na Central de Polícia Civil, com notas fiscal para fazer o reconhecimento e a retirada dos objetos. A delegacia fica na Rua Rua Irmão Miguel Dario, 1.061, no bairro Jardim América.