O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) emitiu nota na tarde desta quarta-feira (08), para esclarecer à população sobre o método utilizado para refazer a média aritmética dos três meses anteriores da pandemia em cada ponto de consumo.
De acordo com a autarquia o período de março até abril, a cidade praticamente parou, onde a indústria, comércio e demais serviços suspenderam suas atividades e a comunidade, respeitando as diretrizes do distanciamento social, permaneceu em isolamento, sendo que ainda uma parcela da população permanece nesta condição como forma de controlar a propagação da COVID-19.
Isso refletiu, segundo dados da Autarquia, em um aumento de consumo de água de 20% a 50% na micromedição dos consumidores, ocasionado pela mudança de comportamento diante do isolamento. Desta forma, ocorreram alterações nos padrões de consumo ao longo do dia, pois os protocolos sanitários indicam que para o enfrentamento e combate ao coronavírus há necessidade de atenção especial para higienização alimentar e pessoal, assim, houve alteração nos hábitos de consumo com a higienização pessoal, que é a ação de lavar as mãos, lavagem de roupas, banhos e descargas com maior frequência, bem como a preparação das refeições e, consequentemente, a lavagem de louças.
Em razão desse cenário, que se refletiu nas contas da segunda quinzena de março, e nos meses de abril e maio de 2020, não foi possível a leitura real, sendo retomada somente a partir de 1º de junho de 2020. Assim, verificou-se que das 135 mil ligações cadastradas, há um percentual de consumidores que apresentou incidências de acúmulo de consumo maior do que a média aplicada, e a Autarquia teve acesso a realidade de cada consumidor. Um número expressivo de consumidores informaram a leitura do hidrômetro por telefone ou via aplicativo whatsapp, o que evitou a aplicação de média.
Considerando a peculiaridade de cada consumidor, seja residencial, comercial, industrial e público, é imprescindível a análise individualizada perante recálculo para aferição do valor real de consumo de cada um, sendo que a média aplicada expressou a realidade de consumo da grande maioria dos consumidores residenciais.
Assim, as faturas onde constatou-se leitura menor que a média aplicada, os valores estão sendo compensados na forma de crédito na própria fatura de água e esgotamento sanitário. As contas acima da média, além do recalculo, a Autarquia está ofertando a possibilidade de parcelamento, medida essa válida para todos os consumidores.
O SAMAE, como medida de enfrentamento à Pandemia perante seus usuários, no que tange ao aspecto econômico, implementou:
a) Suspensão dos cortes de água, abrangendo todas às categorias por inadimplência durante a pandemia;
b) Projeto de Lei que isenta a cobrança de água e esgoto, dos usuários beneficiados da Tarifa Social.
c) Projeto de Lei de remissão de juros, multa e correção monetária para contas com vencimento de 1º de abril a 30 de setembro de 2020.
Por oportuno esclarecer que não estamos medindo esforços para enfrentar esta situação da melhor forma possível, dentro dos princípios inerentes à Administração Pública, que são: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Diante desse contexto, em decorrência da situação atual do avanço do Coronavírus, cabe ao SAMAE e, em especial, ao Diretor-Presidente e aos seus colaboradores, zelarem pelo controle de aglomeração dos consumidores com a finalidade de atender às medidas de contingência impostas pelos entes governamentais. Desta forma, solicitamos especial atenção quanto aos canais de atendimento que estarão disponíveis em horário comercial.
Contatos:
Telefone: (54) 3220-8600
Whatsapp atendimento normal para protocolo geral: (54) 99148-4373
Whatsapp atendimento consumos: (54) 99143-3559, (54) 99162-1696, (54) 99250-1019.
Plantão 24 horas: 115
Site: www.samaecaxias.com.br (alteração cadastral, aviso de vazamento, segunda via, conta por e-mail, negativa de débito, comunica pagamento, extrato de quitação, simulador de consumos).
E-mail: [email protected]