Devido a atuação de um ciclone extratropical, muitas nuvens permanecem sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (7). Espera-se nevoeiro e neblina em muitos locais, principalmente nas primeiras horas do dia. Novas áreas de instabilidade ingressam com chuva, inclusive com trovoadas e risco de granizo isolado. De acordo com a MetSul Meteorologia, o ciclone não será do tipo “bomba”, ou seja, será um vórtice menos intenso que o registrado na semana passada. Os meteorologistas enfatizam que, apesar de menos profundo, há riscos relevantes. O sistema desta semana terá a chuva como reflexo mais importante. Contudo, também ocorrerão rajadas de vento que poderão chegar aos 90km/h.
Em locais da Metade Norte do Estado poderão registrar acumulados entre 100 e 150 milímetros entre a terça e quarta-feira (8). Algumas cidades terão, portanto, chuva superior a um mês em apenas 24h. Na Serra Gaúcha são esperados alagamentos, possíveis transbordamento de arroios e córregos, deslizamentos de terra e queda de barreiras em rodovias. Entre as áreas que mais devem ser atingidas pela intensa precipitação estão as da Metade Norte como as Missões, Planalto, Serra Gaúcha, Região Metropolitana e o Litoral Norte.
Por conta da ação de um centro de baixa pressão, a temperatura novamente varia pouco. Contudo, faz frio no começo do dia na Serra Gaúcha, com mínimas previstas de 10°C e máximas variando até os 14°C. Já na Região Metropolitana, as mínimas serão de 12°C, com máximas de 15°C.