Comportamento

China suspende importações de mais dois frigoríficos no RS por receio sobre Covid-19

Unidades da JBS e BRF em Lajeado e Três Passos foram alvo da decisão devido ao alto número de contaminações

Foto: Reuters
Foto: Reuters

A China suspendeu as importações de duas unidades processadoras de carne suína do Brasil, ambas localizadas no Rio Grande do Sul e pertencentes à JBS e BRF. Segundo a autoridades aduaneira chinesa, a medida foi tomada em prevenção ao novo coronavírus, cujo os casos vêm aumentando no Brasil, especialmente nos frigoríficos. As unidades que tiveram as importações suspensas são a da BRF de Lajeado e a da JBS de Três Passos.

Esta é a primeira fábrica da BRF a ser suspensa desde o início da Covid-19. Já a JBS tem duas plantas suspensas. A publicação chinesa que informou a suspensão não informou o motivo exato. O Brasil é o segundo país com maior número de casos do novo coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

A JBS afirmou que está tomando todas as precauções e cuidados necessários para manter a qualidade dos alimentos e a saúde dos colaboradores. Já a BRF informou em nota oficial que “já está atuando junto às autoridades brasileiras e chinesas, incluindo o Ministério da Agricultura – Mapa, o Ministério de Relações Exteriores – MRE, a Embaixada da República Popular da China no Brasil e o próprio GACC, para reversão da suspensão no menor prazo possível e tomando todas as medidas cabíveis para restabelecer tal habilitação”.

Até o momento, seis unidades de frigoríficos brasileiros já foram impedidas de exportar para a China, devido a preocupação do número crescente de casos em profissionais da área. No RS, 20% de todos os casos de coronavírus registrados são de trabalhadores deste tipo de estabelecimento.