Caxias do Sul

Central de Polícia Civil é inaugurada oficialmente em Caxias

Delegado Rosa discursa em evento com a presença do governador Sartori (Foto: Mauro Teixeira)
Delegado Rosa discursa em evento com a presença do governador Sartori (Foto: Mauro Teixeira)

Com a presença do governador José Ivo Sartori e diversas autoridades, a nova Central de Polícia Civil de Caxias do Sul foi oficialmente inaugurada na tarde desta sexta-feira, dia 15. O espaço, na rua Irmão Miguel Dario, no Jardim América, contempla as Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia de Trânsito (DT) e já estava atendendo desde o dia 22 de novembro. O investimento foi de R$ 6 milhões.

Delegado Rosa discursa em evento com a presença do governador Sartori (Fotos: Mauro Teixeira)

Com quatro celas, sala para reconhecimento, espaço de contenção, local separado para flagrantes e atendimento ao público, o novo prédio supre as necessidades e atende a alta demanda da cidade. Isso porque, a DPPA caxiense é a que tem o maior número de registros no Rio Grande do Sul, com uma média de 45 mil ocorrências por ano.

O delegado regional, Paulo Roberto da Rosa, lembrou que este momento, de inauguração da Central, demorou quase 30 anos. O terreno foi cedido no dia 12 de dezembro de 1988, há 29 anos. Após o início das obras, a estrutura demorou sete anos para ficar pronta.

Em seu discurso, o secretário municipal de segurança pública, José Francisco Mallmann, fez uma comparação do tempo em que respondia pela pasta a nível estadual, onde as delegacias não tinham nenhuma condição de trabalho.

O prédio na área central, no início da rua Marquês do Herval, está sendo ocupado pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec). A 1ª e a 3ª delegacias, também atuam na estrutura. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), segue na esquina da Marquês do Herval e Pinheiro Machado. As delegacias regional e de atendimento à mulher, na Dr. Montaury, no Palácio de Polícia.