Caxias do Sul

Banco de Sangue de Caxias do Sul está em estado de Alerta

Alguns estoques estão abaixo de 40%

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Banco de Sangue de Caxias do Sul, está com seus estoques em estado de alerta. Algumas tipagens estão abaixo de 40%, considerando o estoque mínimo diário. Desde o início da pandemia, junho foi o mês com a maior queda de doações, os agendamentos caíram 30% e um dos possíveis influenciadores para esta diminuição, foi a chegada do inverno e a bandeira vermelha, determinada pelo Governo do Estado. Além disso, há uma grande preocupação por parte dos doadores em interromper o isolamento social e sair de casa.

O mês de julho tende a continuar frio e chuvoso, podendo ser um dificultador para o deslocamento dos doadores. É neste momento que o Banco de Sangue, conta com a solidariedade da população caxiense e da região da Serra, para garantir o atendimento de urgências, emergências e pacientes de tratamento contínuo, que necessitam de transfusões de sangue, devido anemias, transplantes, tratamentos oncológicos e outros.

O Banco de Sangue vem adotando todas as medidas necessárias para garantir um espaço seguro ao doador, disponibilizando álcool em gel, propé e higienizando constantemente os espaços de circulação do doador. Além disso, está sendo priorizado o agendamento das doações, para agilizar o atendimento e evitar aglomerações.

O Banco de Sangue alterou seus horários de atendimento, sendo agora de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 13h30 e nos sábados, das 07h30min às 12h. Na rua Garibaldi, 476, Centro de Caxias do Sul.

Para realizar a doação é importante um contato prévio pelo telefone (54) 3027-8600 ou pelo Whatsapp (54) 99113-4710.

Uma alternativa para as empresas contribuírem é a partir da Kombosa do Bem, transporte disponibilizado pelo Banco para deslocar doadores, de forma gratuita.

CURADOS DO CORONAVÍRUS:

O Banco de Sangue está coletando sangue de curados de Coronavírus para transfusão para pacientes ainda infectados. A experiencia tem como objetivo diminuir os sintomas de doentes positivos para o covid-19, através da terapia com plasma convalescente.

Os doadores aceitos devem ter de 18 a 65 anos, positivos através do teste PCR e a recuperados a mais de 30 dias, sem sintomas ou infectados por outras doenças.

DADOS ATUAIS DO ESTOQUE NO BANCO DE SANGUE:

A+ 30% abaixo da média

A- 40% abaixo da média

O+ 15% abaixo da média

O- 30% abaixo da média

REQUISITOS PARA SER UM DOADOR

– Ter entre 18 e 69 anos (pode doar a partir dos 16 desde seja autorizado pelos responsáveis)
– Ter peso mínimo de 50kg
– Não estar em jejum
– Apresentar documento oficial com foto
– Mulheres podem doar três vezes em 12 meses
– Homens podem doar quatro vezes em 12 meses

O QUE IMPEDE A DOAÇÃO

– Tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de um ano
– Resfriado ou gripe (aguarde 15 dias após o término dos sintomas
– Endoscopia, colonoscopia, broncoscopia há menos de seis meses
– Ter doado sangue em menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres)
– Ter herpes
– Estar com alergia em crise (asma, rinite ou urticaria)
– Piercing em genital ou oral
– Estilo de vida que inclua uso de drogas ou sexo sem o uso de preservativo com múltiplos parceiros