Caxias do Sul

Vereadores aprovam retirada de benefícios de CCs da prefeitura de Caxias

Só falta a sanção do prefeito Guerra (Foto: Vania Marta Espeiorin/Divulgação)
Só falta a sanção do prefeito Guerra (Foto: Vania Marta Espeiorin/Divulgação)

Os dois projetos de lei complementar (PLC 36/2017 e PLC 37/2017) que buscam retirar os auxílios de alimentação e transporte de cargos em comissão (CCs) do executivo foram aprovados, por unanimidade, durante a sessão extraordinária desta quinta-feira, dia 14. Os textos receberam emendas modificativas (EM ao PLC 36 e EM ao PLC 37), garantindo a permanência dos benefícios aos conselheiros tutelares. Embora eleitos pela comunidade, eles são enquadrados como CCs.

Só falta a sanção do prefeito Guerra (Foto: Vania Marta Espeiorin/Divulgação)

As emendas, de autoria de diversos vereadores, também foram acolhidas pelo plenário. Coube ao presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário, vereador Gustavo Toigo (PDT), explicar detalhadamente o propósito delas. Agora, os textos seguem para sanção do prefeito Daniel Guerra.

A primeira modificação é relativa ao vale-transporte. A proposta do executivo é incluir os cargos em comissão entre os profissionais custeados pelo município e que não têm direito ao benefício, exceto aos conselheiros tutelares e para CCs exercidos por servidores efetivos.

O PLC 37/2017 trata do mesmo tipo de corte só que para o auxílio-alimentação. Nesse caso, a proposta do Executivo para alteração e acréscimos se insurge sobre o parágrafo 2º do artigo 2º da Lei Complementar nº 26, de 15 de julho de 1996.

Na exposição de motivos das duas matérias, o prefeito Daniel Guerra explica que, com a extinção da verba de representação, há necessidade de regularização do pagamento de auxílio-alimentação e de vale-transporte aos servidores efetivos detentores de cargo em comissão (CC) e, ao mesmo tempo, de encaminhamento da extinção dos dois benefícios aos cargos de confiança de livre nomeação e exoneração.