Comportamento

Casas atingidas, ruas alagadas e estradas bloqueadas: os estragos da chuva em Farroupilha

Foto: Divulgação/Márcio Borsoi/ Prefeitura de Farroupilha
Foto: Divulgação/Márcio Borsoi/ Prefeitura de Farroupilha

As fortes chuvas que atingiram as cidades da Serra Gaúcha nas últimas 24 horas trouxeram estragos para praticamente toda a região. Em Farroupilha, a água começou a cair, de forma mais leve, ainda na tarde da segunda-feira (29) e se intensificou durante a noite e a madrugada. Já na manhã da terça-feira (30), os estragos começaram a aparecer. A estrada que liga Linha Muller a Nova Sardenha ficou totalmente bloqueada devido a uma queda de barreira.

Conforme o secretário de Obras, Trânsito e Serviços Públicos, Gelson Parodes, a expectativa era liberar a rodovia ainda durante a tarde, porém, não foi possível realizar os trabalhos devido ao risco de novos deslizamentos. A alternativa para os moradores é utilizar os acessos secundários pelo Desvio Blauth e por Linha São João.

Também houve o registro de vias alagadas, como a Rua Arcolino Andrea Forest, no bairro América, e a Rua Olga Ramos Brentano, no bairro Belvedere. Além disso, alagamentos foram registrados na ERS-122, no Viaduto da Colombo e na RSC-453, no Buratti.

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Farroupilha
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Farroupilha
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Farroupilha
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Farroupilha
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Farroupilha

Fotos: Corpo de Bombeiros Militar de Farroupilha

De acordo com o secretário, a chuva forte e repentina aliada ao acumulo de lixo nas bocas de lobo, foram os maiores problemas.

“O que ocorreu foi que veio muita chuva e tinha muito lixo na rua, como pets e sacolas plásticas, e isso em uma boca de lobo vai acumulando. Quando é pouca chuva, é possível fazer a limpeza e desobstruir. Em uma enxurrada dessas, não há nem tempo de fazer a limpeza. Ela veio forte, veio a noite e não nos deu folga. Hoje dividimos várias equipes que limparam bueiros e afundaram valas. E tudo foi feito com muita segurança”, disse.

Parodes comentou que o trabalho foi conjunto estre as secretárias municipais, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Resgate Voluntário e Bombeiros Voluntários de Farroupilha. Duas famílias precisaram deixar a sua casas e se hospedaram na residência de vizinhos. Um dos casos ocorreu em Linha Machadinho, onde a terra chegou a atingir a residência e a casa precisou ser interditada.

Ele também disse que a prefeitura, em parceria com o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, auxilou na sinalização da ERS-448, onde uma queda de barreira no Km 40, deixou o trânsito totalmente bloqueado.

Os trabalhos da pasta devem continuar ao longo dessa semana nos locais de maior risco.