Esportes

Grêmio vence o Pachuca na prorrogação e está na final do Mundial de Clubes

Foto: AP Photo/Hassan Ammar - Divulgação/Internet/Estadão
Foto: AP Photo/Hassan Ammar - Divulgação/Internet/Estadão

Foi um jogo digno de semifinal de Mundial. Nervoso. Tenso. O Grêmio entrou em campo em sua estreia na competição mundial de clubes buscando o resultado positivo que o levaria para a grande decisão contra Real Madrid ou Al-Jazira, que jogam nesta quarta-feira, dia 13, às 15h.

Com a ausência de Arthur e Michel escalado no seu lugar, o time sentiu falta do toque de bola e da movimentação no meio de campo no primeiro tempo. A criação não apareceu como na final da Taça Libertadores da América e a equipe do técnico Renato Portaluppi não concluiu com perigo nenhuma vez no gol do arqueiro mexicano Óscar Rojas, de 44 anos, que chegou a errar uma reposição de tiro de meta interceptada por Jaílson, que rolou a bola para Luan. O atacante concluiu em cima do próprio companheiro.

Foi uma etapa inicial com um grande susto no final e pelo menos duas oportunidades para o elenco brasileiro em bolas paradas, com Edílson e Fernandinho. O susto? Em pelo menos uma oportunidade, o atacante japonês Keisuke Honda ficou cara a cara com Marcelo Grohe, mas, antes da conclusão, Bruno Cortez conseguiu o corte. Kannemann recebeu um cartão amarelo por uma falta mais forte no adversário.

A equipe mexicana gastou o tempo e o primeiro tempo terminou em 0 a 0.

No segundo tempo, o time gaúcho voltou melhor. Em 10 minutos, conseguiu concluir pelo menos duas vezes, assustando o clube mexicano. Jael entrou na vaga de Lucas Barrios e marcou presença na área. Com isso, o Grêmio aumentou a presença no ataque, praticamente igualando a posse de bola.

Aos 20 minutos, Everton entrou na vaga de Michel. Renato demonstrava que buscava o gol ainda no tempo normal.

Aos 25 minutos, falta em Luan em frente à grande área. Edílson concluiu na rede pelo lado de fora, quase abrindo o placar para os brasileiros. Foi de Luan a melhor chance dos brasileiros: ele bateu de fora da área, no canto esquerdo do goleiro, que conseguiu espalmar para fora. A bola ainda bateu no poste antes de sair pela linha de fundo.

Aos 32, mais um susto. Guzman recebeu cruzamento da direita. Ele cabeceou e a bola saiu riscando a trave de Grohe. Foi o lance mais perigoso do Pachuca em todo o jogo.

A pressão gremista até aconteceu nos minutos finais do tempo regulamentar, mas o gol não saiu e a decisão na vaga da final do Mundial de Clubes foi para a prorrogação.

Os primeiro tempo da prorrogação começou com Léo Moura na vaga de Edílson. A iniciativa foi do Grêmio, que foi pra cima e abriu o placar com Evérton. Aos 4 minutos, ele recebeu uma cobrança de lateral de Bruno Cortez, de excepcional atuação, e com o peito fez um lindo drible. Ele invadiu a área, abriu o espaço para o meio já na grande área e chutou colocado. A bola foi no ângulo do goleiro do Pachuca. Um golaço! Grêmio 1 a 0.

Luan quase marcou no primeiro tempo da prorrogação e teve boa atuação (Foto: Amr Abdallah Dalsh, Reuters/reprodução)

Logo após, Everton novamente fez linda jogada e lançou Léo Moura pelo lado direito. Ele cruzou e Luan quase conseguiu colocar no fundo das redes.

Aos 5 minutos do segundo tempo, Guzman, que já tinha cartão amarelo cometeu falta forte em Léo Moura e foi expulso.

Aos 7 minutos Jael foi lançado e marcou o seu gol, entretanto em posição irregular.

Faltando 3 minutos para o término da partida Renato promoveu a entrada de Rafael Thyere no lugar de Fernandinho, outro de grande atuação.

Fim de jogo! Festa gaúcha nos Emirados Árabes!!! Festa brasileira nas Arábias!!!

Foi tenso! Foram necessários 120 minutos para a confirmação da vaga na final. Agora é aguardar o adversário que irá sair do confronto entre Real Madrid e Al-Jazzera, nesta quarta-feira, dia 13, às 15h, horário de Brasília. A partida acontece em Abu-Dhabi, local da grande finalíssima, no sábado, dia 16, também às 15h no Brasil.

O Grêmio entrou em campo: Marcelo Grohe, Edílson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez, Jaílson, Michel, Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios.