Caxias do Sul

UBSs abrirão neste sábado para vacinação contra a gripe em Caxias do Sul

Objetivo é aumentar as taxas de imunização no Município

Foto: Andréia Copini / Divulgação / Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Andréia Copini / Divulgação / Prefeitura de Caxias do Sul

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que neste sábado (20), a maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município estarão abertas das 10h às 16h para a vacinação contra a gripe. As únicas que não abrirão na data são as UBSs: Centenário, Criúva, Fazenda Souza, Rio Branco, Serrano, Vila Seca e Vila Oliva. O objetivo é aumentar as taxas de imunização entre os grupos prioritários da campanha.

Patrícia Farina, diretora da Atenção Básica em Saúde, explica que a ação foi pensada como uma alternativa para alavancar os índices de vacinação em Caxias do Sul. “Tendo em vista a baixa cobertura vacinal em nosso Município em alguns grupos, propomos este dia de intensificação vacinal nas UBSs”, comenta.

Rita Mota, enfermeira do Núcleo de Imunizações e diretora interina da Vigilância Epidemiológica, salienta que alguns dos grupos prioritários seguem com taxas de cobertura abaixo dos 50%. “O percentual das crianças (49%), gestantes (47%), adultos entre 55 e 59 anos (38%) e pessoas com deficiência (2%), estão muito abaixo da meta de 90%, estipulada pelo Ministério da Saúde, o que é preocupante”, enfatiza.

2ª ação de vacinação junto aos caminhoneiros

Na próxima segunda-feira (22), das 9h às 16h, os caminhoneiros serão imunizados em frente à concessionária Mecasul, localizada na ERS-122, 5845 – Forqueta. As equipes da SMS estarão no local para aplicar a vacina da gripe nos motoristas que ainda não tiverem recebido a dose, considerando que eles são um dos grupos com menor taxa de imunização, cerca de 32%.

“Eles são um dos grupos com menor taxa de imunização e estão se locomovendo constantemente de uma cidade para outra. É uma maneira de disponibilizarmos a vacina para esses trabalhadores de forma rápida e acessível”, conclui Rita Mota.

A campanha foi estendida pelo Ministério da Saúde até dia 30 de junho. A vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus, mas a imunização ajuda a combater indiretamente a pandemia, diminuindo o número de internações por influenza e auxiliando no diagnóstico da Covid-19.