Em busca de mais informações sobre o tratamento de pacientes da covid 19, o presidente da Câmara de Vereadores de Farroupilha, Fernando Silvestrin e a vereadora membro da Comissão Parlamentar de Saúde, Eleonora Broilo estiveram no Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) em reunião com a diretora de serviços especializados, Cristina Lisot.
Uma recente parceria do Hemocs junto com o Hospital Virvi Ramos oportunizou o tratamento experimental de plasma a pacientes infectados por covid 19. A estratégia baseia-se transfusão do plasma, encontrado no sangue do cidadão já recuperado da doença, para pacientes em estado grave. O tratamento, apesar de recente, já apresenta resultados positivos.
Conforme Cristina, há a possibilidade de que outros hospitais da região iniciem o tratamento com plasma convalescente, ampliando a chances de criação de anticorpos nas pessoas em recuperação. A doação do plasma se dá 30 dias após o resultado dos exames que atestam a existência de defesas no organismo.
Em Farroupilha, até o momento há 277 pessoas recuperadas da covid 19, conforme atesta o Comitê de Atenção ao Coronavírus. Os parlamentares buscarão expor ao Hospital São Carlos a possibilidade de aplicação do tratamento experimental no município, ao mesmo tempo que, com o apoio do Comitê engajar os cidadãos já recuperados na doação de plasma.
Estiveram juntos com Silvestrin, e com Eleonora os vereadores Jonas Tomazini, Jorge Cenci e Sedinei Catafesta, na iniciativa de doar sangue ao Hemocentro. A comitiva foi composta também por servidores. Ao todo houve a doação de 10 bolsas de sangue destinadas a pacientes SUS.