Agro Rural

Produção de leite a pasto viabiliza propriedade rural de Guaporé

Aumento na produtividade

Foto: Divulgação / Redes Sociais
Foto: Divulgação / Redes Sociais

A atividade leiteira está presente em mais de 300 propriedades rurais no município de Guaporé, com uma produção em torno de 14 milhões de litros por ano e um faturamento anual de R$ 18 milhões.

Este montante ajuda a movimentar os estabelecimentos comerciais, inclusive de outras cadeias produtivas. A atividade também foi a aposta do casal Luciano e Caliandra Muccelin e de seu filho Wendel, após anos se dedicando à produção de suínos.

O auxílio das politicas públicas de crédito rural e o apoio do município através dos programas Jovem Empreendedor e de horas-máquina motivaram o jovem Wendel à mudança na propriedade, que investindo na atividade, com predominância da alimentação à base de pastagens, viu a produção de leite aumentar 2,5 vezes.

As vacas, que produziam sete litros por dia até o último dia 30 de dezembro, passaram, conforme o balanço do dia 15 de junho deste ano, a 18 litros/vaca/dia.

“Com o apoio da Emater, Cooperativa Piá, Poder Público, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Banco do Brasil e outras entidades, o trabalho ganha impulso. O setor rural responde aos investimentos, desde que se tenha dedicação”, diz o jovem produtor.

“A produção de leite na agricultura familiar se viabiliza com mais rapidez investindo na produção à base de pastagens, genética adequada e manejo para ter boa qualidade do leite, com custo baixo”, afirma o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Antônio César Perin, ao destacar que a Instituição, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), tem com princípio ajudar as famílias rurais a aumentar renda e estimular a sucessão rural.

“Produzir alimentos tem se constituído na atualidade um ótimo negócio”, frisa Perin.