A pesquisa realizada pela Fecomércio -RS relativa ao dia dos namorados de 2020 que acontece na próxima sexta-feira, apontou que o número médio de presente será de 1,12 unidade dentre os participantes da pesquisa.
Segundo o estudo, a média masculina será um pouco superior se comparada a feminina: 1,14 unidade por parte dos homens e 1,09 por parte das mulheres.
O gasto médio das pessoas aponta para um valor de R$ 153,9 por presente, sendo que os homens participantes do estudo devem apresentar um gasto na faixa de R$ 184,00 enquanto que as mulheres vão gastar aproximadamente R$ 130,59.
Mesmo em meio a pandemia e situação de crise econômica, 62,3% dos entrevistados apontaram que irão comprar presentes na data. Entre os que disseram que não iriam adquirir presentes, 18,1% apontaram a Covid-19 como causa.
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 25 de maio, por telefone em virtude das medidas de isolamento, nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.
Na comparação com o Dia dos Namorados do ano passado, a maioria (52,3%) dos entrevistados apontou que tem a intenção de gastar valor menor ao desembolsado no ano anterior. Essa queda do consumo sofreu forte influência dos efeitos econômicos do coronavírus.
Entre os entrevistados, 51,4% indicaram ter alterado a decisão de gasto em virtude da crise da covid-19. Entre os entrevistados, 63,1% indicaram ter sua renda reduzida em função da pandemia.
Os tipos de presentes mais frequentes serão vestuário (27,4%), perfumes e cosméticos (19,5%), calçados (12,9%) e chocolates (7,4%), que deverão ser adquiridos em sua extensa maioria (83,5% dos casos) com no máximo uma semana de antecedência.
As lojas do centro das cidades (29,4%), seguidas pelos Shopping Centers (21,6%) e internet (19,5%) são os locais preferidos para as compras, que devem ser feitas à vista pela maioria (71,9%).
Entre os entrevistados, 57,4% das pessoas pretendem proporcionar algum evento especial em comemoração ao Dia dos Namorados em 2020. Diferentemente de edições anteriores da pesquisa, a grande maioria (84,9%) deve optar por almoço/jantar em casa. A pesquisa aponta ainda que 75,1% dos entrevistados afirmaram que alteraram o evento especial em virtude da pandemia.
Apesar de Bento Gonçalves não participar da pesquisa pré dia dos namorados, o Presidente do Sindilojas Regional do município, Daniel Amadio, comentou os números levantados:
“O dia dos namorados, assim como outras datas, é um momento que costuma ser relevante para o comércio. Mas em função da pandemia, um momento atípico no qual vivemos, se comparado com outros anos. Essa pesquisa mostra bem o perfil de consumo para este dia dos namorados. Também será realizado no âmbito municipal, uma pesquisa pós-data, que vai apurar como foram as vendas aqui em Bento Gonçalves propriamente neste período”, afirma.