Caxias do Sul

Hospital de Caxias do Sul abre oito novos leitos de UTI a partir de segunda-feira

Serão cinco novos leitos pelo SUS e outros três para a rede privada, exclusivos para o combate à pandemia.

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

A partir de segunda-feira (08), o Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, que atualmente conta com 10 leitos de UTI (unidade de Terapia Intensiva) ganhará um reforço no combate à pandemia de coronavírus. Serão abertos mais oitos novos leitos de UTI, exclusivos para COVID-19, totalizando 18 leitos de UTI na instituição.

Cinco dos oito novos leitos serão custeados pela Prefeitura de Caxias do Sul, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto não houver a habilitação por parte do Ministério da Saúde. Os outros três leitos serão para uso da rede privada de saúde, para atendimento de convênios e particular.

Cleciane Doncatto Simsen, Diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos, salienta a importância da abertura desses novos leitos de UTI: “Mesmo que hoje não tenhamos capacidade esgotada da nossa UTI adulto, a abertura de novos leitos nesse momento é uma medida de prevenção e segurança, visto que nos meses de junho, julho e agosto, tradicionalmente, a ocupação aumenta, e este ano, em função da pandemia de coronavírus, acredito que seja prudente a ampliação dos leitos o quanto antes, a fim de garantirmos que não aconteça sobrecarga do sistema de saúde.”

Dessa forma, o Hospital Virvi Ramos ficará com nove leitos de UTI pela rede pública e outros nove pelo sistema privado. Hoje, dos 10 leitos que estão em operação, seis são convênio/particular e quatro SUS.

Cinco dos 10 leitos disponíveis hoje na instituição estão ocupados, totalizando uma ocupação de 50%, sendo que apenas um se refere a casos de COVID-19, que é o do paciente que recebeu a transfusão de plasma convalescente na noite de 26 de maio e segue em recuperação.