Política

'Está difícil achar parceiros nesse momento', diz deputado Marcel van Hattem sobre a não utilização do Fundão nas eleições

Foto: (Júlio Soares/Objetiva/Divulgação)
Foto: (Júlio Soares/Objetiva/Divulgação)

O Deputado Federal, Marcel van Hattem (NOVO), em entrevista na manhã desta sexta-feira (05), ao programa Jornal da Manhã, da Jovem Pan Serra, afirmou que está preocupado com o que ele chama de “potencial explosivo” na relação dos poderes brasileiros. Ele comentou sobre as investigações por parte do Supremo Tribunal Federal no processo das Fake News.

Para o deputado, a decisão do STF de conduzir o inquérito em que um membro da corte é, supostamente, vítima, acusador e julgador é, na visão dele, algo completamente errado. Ele diz que não entra no mérito do motivo do inquérito, mas que ele não deve ser feito fora do processo normal. Ele diz esperar que no julgamento da constitucionalidade dos atos, que deve ocorrer na próxima semana, o STF faça os reparos necessários.

Sobre a posição do NOVO, em abrir mão de cerca de R$ 36 milhões do fundo eleitoral, o chamado Fundão, Marcel diz que dentro da Câmara está difícil encontrar outros partidos dispostos a abrir mão do dinheiro público para as campanhas eleitorais.

“Lamentavelmente está difícil achar parceiros nessa hora. Essa prática da politica brasileira de usar dinheiro público para financiar os partidos deve continuar nessa eleição. A melhor reflexão nesse momento é que o eleitor deve ficar de olho em candidatos que não usem esse valor na hora do voto. Esse dinheiro, geralmente vai para quem busca a reeleição e não para uma renovação da classe”, disse.

Ele também comentou sobre as reformas, tanto a tributária quanto a administrativa, que tramitam na Câmara de Deputados. Segundo van Hattem, elas já eram importantes antes da crise causada pela pandemia da Covid-19, e que agora elas tem um peso ainda maior. Com a queda na arrecadação, ele defende que haja uma baixa no impostos para que aconteça a desburocratização do sistema produtivo e a diminuição da máquina pública no Brasil.