Em sessão virtual da Câmara de Vereadores de Garibaldi, realizada nesta quarta-feira (3), a vereadora Rosani Fin Flores (PP) sugeriu que os parlamentares garibaldenses abrissem mão de seus salários, uma vez as sessões não estão ocorrendo de forma presencial. Os encontros estão sendo realizados em forma de videoconferência desde meados do mês de abril, por conta da pandemia do novo Coronavírus.
Na noite desta quarta-feira, a vereadora afirmou que em diversas outras cidades da região, as sessões estão sendo realizadas presencialmente nas Câmaras de Vereadores dos municípios. Garibaldi, por outro lado, optou pela continuidade dos encontros em forma de videoconferência. De acordo com o levantamento da reportagem do Portal Leouve, as cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha, Carlos Barbosa e Caxias do Sul estão realizando encontros presenciais. Contudo, os municípios estão seguindo protocolos de distanciamento social e limitação de público nas sessões plenárias.
A vereadora Rosani baseou seu argumento no Decreto Municipal de número nº 4.394, emitido nesta terça-feira (3), que autoriza a retomada de missas, reuniões e cultos religiosos. De acordo com Rosani, se os encontros religiosos podem ser retomados, as sessões da Câmara também devem. A bancada Progressista encaminhou um ofício no dia 4 de maio ao presidente da Câmara, José Bortolini (PDT) pedindo a retomada das sessões presenciais. No entanto, o pedido não foi efetivado até o momento.
A reportagem do Portal Leouve buscou contato com a assessoria da Câmara de Vereadores de Garibaldi para comentários a respeito. A assessoria de imprensa respondeu da seguinte forma (confira a íntegra):
“No final da tarde de ontem, após a Sessão Extraordinária, os vereadores se manifestaram a respeito do retorno das sessões presenciais. Notadamente, após a oitiva dos vereadores, bem como suas manifestações contrarias ou a favor, concluiu-se que o melhor neste momento é a consulta junto ao Setor de Fiscalização Municipal para que se manifeste sobre a viabilidade das sessões presencias. Assim, no presente momento, o Presidente da Câmara de Vereadores, juntamente com os demais participantes da mesa diretora, estão diligenciando sobre o retorno das sessões presenciais.”
Acompanhe o manifesto da vereadora Rosani Fin Flores, clicando abaixo:
Foto: Divulgação