Caxias do Sul

VÍDEO: professor cobra pagamento de salário ao encontrar governador em Caxias

VÍDEO: professor cobra pagamento de salário ao encontrar governador em Caxias

O professor de filosofia e sociologia Diego Nunes, da escola Estadual de Ensino Médio Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul, protagonizou uma cena curiosa na tarde desta sexta-feira, dia 9. Ao encontrar o governador José Ivo Sartori na esquina das ruas Os Dezoito do Forte e Visconde de Pelotas, o docente cobrou diretamente de Sartori o pagamento do salário e o do décimo terceiro. A ação foi gravada pelo professor e circula nas redes sociais.

No vídeo, Diego aborda o governador e questiona sobre o pagamento do salário. “Ô seu governador, sou professor do estado, você poderia pagar o meu salário? Estou com a minha filha, não paguei nem a pensão ainda”, disse o professor. O governador, constrangido com a situação, responde: “Pode deixar que até o dia 13 tu recebe todo ele”. Depois disso, Sartori entra em um veículo e deixa o local. (Veja o vídeo no final da matéria).

Para o professor, a atitude de cobrança é válida e acaba sendo mais uma forma de chamar a atenção da sociedade para a dificuldade enfrentada pelos servidores estaduais. “Eu não pensei duas vezes. Liguei a câmera do meu celular e não pensei duas vezes. Cobrei o meu salário, décimo terceiro atrasado. Eu acho que é mais ou menos isso aí que tem que começar a fazer. Quando encontrar ele tem que começar a cobrar porque eu acho que é por aí a coisa. A grande sociedade não se dá conta, mas a gente está em uma situação de desespero. Há mães solteiras que são professoras, casais que são professores e que recebem salário atrasado. Têm filhos para sustentar, e isso tem preocupado demais”, argumenta.

Ainda segundo o professor, as medidas de austeridade adotadas pelo governo poderiam ser evitadas com outras ações. “Ele concede uma série de isenções fiscais a empresários que sonegam milhões. Então acho que [o parcelamento de salários] é uma política pensada. Não é incompetência. Aliás, eu acho que é uma competência do governo, de descarregar a crise nas costas dos trabalhadores”, declara.

Cpers encerra greve

Após 94 dias, a greve dos professores da rede estadual de ensino chegou ao fim nesta sexta-feira, dia 8. A decisão ocorreu em uma assembleia realizada no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira. No mesmo dia, vai ser iniciada a organização para a recuperação das aulas perdidas. Cada escola terá de formular o seu calendário de recuperação, que será submetido ao conselho escolar e, se aprovado, encaminhado para a coordenadoria regional da Secretaria de Educação.

Também nesta sexta-feira, o governo quitou os salários dos servidores que recebem até R$ 2,5 mil reais. A expectativa é de que os salários de todo o funcionalismo público estadual sejam quitados até o dia 13 de dezembro. O governo ainda não se manifestou sobre como fará o pagamento do décimo terceiro salário.

Confira o vídeo: