Óbitos

José Eugênio Farina, um dos maiores empresários de Bento, morre aos 95 anos

No ano de 2019, Farina recebeu o prêmio "Dom Empreendedor"

Foto: Divulgação / Redes Sociais
Foto: Divulgação / Redes Sociais

Faleceu na manhã desta quarta-feira (27), o conceituado empresário Bento-Gonçalvense José Eugênio Farina, aos 95 anos. Farina era presidente do Conselho Consultivo da Corporação Todeschini e possuía uma trajetória conhecida nacionalmente no ramo do empreendedorismo.

No ano de 2019 o empresário foi premiado com o Troféu “Dom Empreendedor”, por meio do Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG).

Na ocasião, o prêmio foi concedido a Farina como uma forma de reconhecimento devido ao vasto legado de contribuições deixadas não só para Bento Gonçalves, como para a região.

Antes de se tornar um empresário de sucesso, o “Geninho” como era carinhosamente conhecido, trabalhou como balconista de uma farmácia aos 12 anos de idade, além de também ter trabalhado posteriormente em um armazém e como balconista em uma agência de automóveis, até se tornar diretor na Metalúrgica Bento Gonçalves e na Farina S/A.

No começo da década de 70, o empresário adquiriu todas as ações do Grupo Todeschini, possibilitando uma reinvenção da empresa  de fabricante de acordeão, instrumento que entrou em crise, migrando para o ramo moveleiro, no qual o grupo se tornou uma referência internacional.

Farina integrou ao longo de sua grande trajetória, uma série de entidades empresariais e também sociais. Ele foi presidente do CIC-BG, da Fenavinho, da Apae, do Conselho Administrativo do Hospital Tacchini, dentre outras.

O Grupo Todeschini emitiu uma nota de pesar com o falecimento do empresário:

Foto: Divulgação

O velório de José Eugênio Farina ocorre nesta quarta-feira (27), a partir das 18h.