Na manhã desta quarta-feira (27), uma moradora de Garibaldi buscou a reportagem do Portal Leouve para efetuar uma denúncia: a falta de médicos para atendimentos no Posto de Saúde Central do município.
De acordo com o relato, a paciente, que sofre com problemas no estômago, havia marcado a consulta há mais de um mês. Contudo, chegando a data indicada, a mesma dirigiu-se ao posto de saúde, localizado na Travessa Raul Cisilotto, onde foi informada que não haveria nenhum médico que pudesse atendê-la. Ainda, uma servidora do posto afirmou que não haveria previsão para que médicos voltassem a atender no local. Na ocasião, a paciente foi orientada a ligar novamente para oposto na próxima sexta-feira (29), para ver se haveria a disponibilidade de médicos para realizar a consulta.
Indignada, a mulher que terá sua identidade preservada, afirmou: “Ainda bem que meu caso não é sério e posso esperar, mas mesmo assim marquei médico há um mês. Imagina a situação de quem precisa de uma consulta urgente”. A paciente ressalva que as atendentes do posto tentaram avisá-la por telefone sobre a falta de médicos. Contudo, a ligação somente foi efetuada às 7h da manhã desta quarta-feira (27), horário em que a paciente já estava se deslocando para sua consulta.
A secretária da Saúde de Garibaldi foi questionada sobre o assunto, que respondeu da seguinte forma: “Com a abertura do atendimento de sintomas gripais junto ao auditório do PAM 24 horas, foi preciso fazer um remanejo com os profissionais. A profissional que atenderia na UBS Central no dia de hoje, não estava se sentindo bem e não tínhamos outra para substituir o atendimento logo cedo. Os primeiros pacientes da manhã, não foi possível avisar, os demais serão todos avisados. A partir de amanhã, o atendimento será normalizado. Nas demais UBS’s o atendimento está ocorrendo normalmente conforme o agendamento.”
Mal atendimento no Pronto Atendimento Médico (PAM)
Uma queixa recorrente da comunidade garibaldense é o mal atendimento realizado no Pronto Atendimento Médico (PAM). Na última semana, diversas reclamações foram encaminhadas para a reportagem do Portal Leouve.
Em um dos casos, uma paciente afirmou que buscou por duas oportunidades atendimento médico por conta de fortes dores abdominais. A paciente relatou que em ambas ocasiões, foi medicada com soro e antibióticos. Mesmo informando que sofria de gastrite e que não poderia fazer uso do medicamento receitado, a paciente foi liberada. Os sintomas continuaram e a jovem buscou atendimento médico na Unidade Básica de Saúde do seu bairro, onde foi solicitado exames com urgência. Dias após, o resultado apontou uma infecção de bexiga. A paciente afirma que na sua opinião, o atendimento no PAM foi insuficiente e inadequado. Por outro lado, agradece ao atendimento da Unidade Básica de Saúde do bairro.
Em outro caso, um jovem relatou que após sofrer uma pequena lesão, desenvolveu uma infecção no umbigo. Buscou atendimento no PAM, onde a médica apenas olhou e receitou uma medicação, sem ao menos examiná-lo de uma forma mais eficaz. De acordo com o relato, o fato ocorreu há alguns meses atrás. Contudo, o caso foi comunicado a reportagem do Portal Leouve há alguns dias.
As reclamações no atendimento do Pronto Atendimento Médico (PAM) de Garibaldi são recorrentes. A reportagem do Portal Leouve buscou contato com a Secretaria Municipal da Saúde. Acompanhe a manifestação da secretária Simone Agostini de Moraes clicando abaixo:
Fotos: Felipe Vicari/Grupo RSCOM