Bento Gonçalves

Bento deve conhecer propostas para implantação de usina de lixo em março

Bento deve conhecer propostas para implantação de usina de lixo em março

Os interessados em implantar uma usina térmica para o tratamento e a eliminação dos resíduos sólidos urbanos em Bento Gonçalves deverão apresentar suas propostas até o início de março de 2018. Este é o prazo estabelecido pelo edital publicado pela prefeitura no final de novembro, e que prevê o cadastramento das empresas interessadas em participar do processo até o final deste ano.

A intenção do projeto é produzir energia alternativa através do lixo. Para isso, a prefeitura quer estabelecer um regime de parceria público-privada em que o município cede o terreno e a empresa constrói e administra a usina por um prazo de até 25 anos, quando a usina passa a pertencer integralmente ao município.

Área do transbordo em Bento Gonçalves é considerada como um local adequado para o descarte de resíduos sólidos (Foto: reprodução)

“Tanto a prefeitura quanto a empresa ganham muito com esta parceria. Economizaremos no transporte dos resíduos, que atualmente são levados para o aterro sanitário localizado no município de Minas do Leão, e eliminaremos os RSU com geração de energia. Com a energia gerada pelo lixo como matéria-prima, a empresa obterá seus ganhos. Além, é claro, do benefício social e ambiental”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Pasin.

O projeto foi elaborado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Meio Ambiente, de Finanças, de Administração e Governo, Procuradoria Geral e Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Cndebento).

Acesse o edital aqui