Comportamento

Divulgado balanço dos primeiros 30 dias de fiscalização de passageiros no transporte coletivo de Caxias

Percentual de excesso de usuários no período em relação ao total observado foi de 1,42%

Foto: Divulgação / Fiscalização de Trânsito
Foto: Divulgação / Fiscalização de Trânsito

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul, informou o balanço dos primeiros 30 dias das vistorias que a Fiscalização de Trânsito tem feito nos ônibus da Visate. O objetivo da ação é a redução do excesso de usuários nos ônibus, se adequando ao disposto no Decreto nº 20.855. A fiscalização ocorre diariamente para evitar contágio por coronavírus no município. Somente aos domingos é que não houve vistorias.

Os fiscais atuaram em 525 linhas nos 26 dias que compreenderam o primeiro mês da ação. O total de passageiros contabilizados nos ônibus foi de 68.540, sendo que haviam 974 pessoas em pé acima do total permitido. O excesso de passageiros em pé ficou em 1,42% do número total de usuários transportados. A SMTTM reitera que em nenhuma hipótese os usuários que estão acima do limite permitido são obrigados a desembarcarem dos ônibus.

A linha mais vistoriada foi a L02 – Salgado Filho / Ana Rech, que recebeu a visita dos fiscais em 15 dos 26 dias. A L73 – Coletora Leste foi o segundo trajeto mais vistoriado, com presença em 13 dias. As rotas com a maior incidência de excessos de usuários foram a L67 – São Caetano (117 pessoas), L85 – Nossa Senhora das Graças (109 pessoas) e L53 – Centenário (108 pessoas). A primeira teve a visita dos fiscais em 12 oportunidades, enquanto as duas últimas foram vistoriadas 10 vezes cada.

Vale registrar que em quatro sábados (25/04, 02/05, 09/05 e 23/05) e em uma sexta-feira (15/05) as vistorias não contabilizaram excesso de usuários em pé acima do teto permitido. A orientação é para que os passageiros permaneçam sentados nos veículos. Em ônibus com dois eixos (simples) o limite de usuários em pé é de 10 pessoas. Nos ônibus articulados, o máximo é de 15 pessoas. No caso de a Fiscalização de Trânsito flagrar excesso de passageiros em pé no veículo, a concessionária é avisada para que proporcione maior oferta de assentos, seja pelo acréscimo de ônibus na linha ou através da substituição de veículos simples por ônibus articulados.

O secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, afirma que os dados do primeiro mês foram muito bons. “O resultado é extremamente positivo, comprovando que o transporte público está de acordo com o estabelecido, preservando-se as condições sanitárias dos passageiros”. Também disse que as fiscalizações permanecerão por tempo indeterminado.