Neste mês de abril, diversos consumidores efetivaram reclamações junto ao Procon de Garibaldi, uma vez que altos valores nas contas de energia elétrica foram cobrados pela RGE. De acordo com o órgão de proteção ao consumidor, a empresa fornecedora de energia está efetivando cobranças por média plurimensal, o que pode acarretar em valores muito maiores.
Segundo informações de Luciana Saleh, coordenadora do Procon de Garibaldi, em virtude da pandemia, a RGE vem faturando as contas por média. Essa abordagem está normatizada pela ANEEL. Desse modo algumas faturas estão chegando com o consumo muito maior do normalmente praticado.
O Procon também orienta o consumidor que para evitar a cobrança por estimativa, entre em contato com a Central de Atendimento da RGE, pelo fone 0800 970 0900 ou pelo aplicativo da CPFL Energia, informando a leitura do medidor até as 17h do dia da leitura, respeitando a data fixada na sua fatura de energia elétrica. A data da próxima leitura está na conta de energia, ao lado esquerdo, no campo “equipamentos de medição / data de leitura”.
Caso seja do interesse do consumidor analisar o valor cobrado, o Procon orienta que compareçam a entidade com os seguintes documentos: as duas últimas faturas de consumos e cópia dos documentos pessoais do titular da conta. É possível também, fazer uma foto da leitura atual do contador para conferir se a mesma está de acordo com a leitura apresentada na última conta de consumo.
Acompanhe o comentário de Luciana Saleh, coordenadora do Procon de Garibaldi, clicando abaixo:
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