Comportamento

Na presença de Eduardo Leite, Caxias inaugura 10 leitos de UTI no Hospital Geral

Na presença de Eduardo Leite, Caxias inaugura 10 leitos de UTI no Hospital Geral

A manhã deste sábado (16) foi de boas notícias para a Serra Gaúcha. Com a presença do governador Eduardo Leite,m e diversas autoridades municipais, Caxias do Sul inaugurou 10 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Geral. Os equipamentos foram adquiridos e repassados pelo governo estadual, e todos custos para manter os leitos em pleno funcionamento e atendimento, serão pagos pela prefeitura de Caxias.

A ampliação da capacidade hospitalar, principalmente de UTIs adulto do Sistema Único de Saúde (SUS), faz parte do Plano de Contingência elaborado pelo governo do Estado para enfrentar a pandemia de coronavírus, de acordo com Eduardo Leite. Conforme o governador, não apenas Caxias do Sul, mas Bento Gonçalves e Farroupilha estão sendo seguidamente monitoradas por conta dos números de que vêm apresentando nas últimas semanas.

UTI Covid-19
Os aparelhos que possibilitam a oferta de 10 novos leitos de UTI adulto pelo Hospital Geral foram recebidos no dia 8 de abril, destinados pela Secretaria da Saúde do Estado (SES), e o HG aguardava a liberação de recurso para custeio para sua disponibilização à comunidade. A verba para a manutenção dos leitos será destinada pelo município de Caxias do Sul, até que haja a homologação por parte do Ministério da Saúde.

Os equipamentos foram instalados na Sala de Recuperação (SARE) do Bloco Cirúrgico do HG, e oferecerão apoio para atendimento de pacientes com síndrome respiratória aguda grave, causada pelo novo coronavírus. Os leitos contam com camas hospitalares, ventiladores pulmonares, monitores de beira de leito, cama bomba para mediação e bomba para dieta, entre outros aparelhos.

As unidades se somarão aos 10 leitos permanentes de UTI adulto do HG, uma das mantidas da Fundação Universidade de Caxias do Sul, referência em saúde para habitantes de 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, oferecendo atendimento universal e gratuito, 100% pelo SUS.