Comportamento

6,9 milhões de testes do novo Coronavírus já foram distribuídos

(Foto: Reuters)
(Foto: Reuters)

Até esta terça-feira (12), 6,9 milhões de testes para a Covid-19 foram distribuídos aos estados brasileiros, sendo 2,1 milhões de RT-PCR e 4,7 milhões de testes rápidos, conforme informações do Ministério da Saúde. A ideia é ampliar a testagem da doença na rede pública de saúde por meio da disponibilização de novos testes, seja por compra direta ou por meio de doações.

O objetivo do Ministério da Saúde é realizar testes em 46 milhões de pessoas ainda este ano, representando 22% de toda a população residente do Brasil. A ação é dividida em duas frentes, primeiro é utilizado o teste de biologia molecular, o RT-PCR, em até sete dias do início dos sintomas, ou seja, quando o vírus está agindo no organismo do paciente. Já na segunda frente  é o “Testa Brasil”, que pretende alavancar o uso dos testes rápidos (sorologia) no país para entender a progressão do vírus nacionalmente. Esse teste identifica a resposta do organismo à infecção pela COVID-19, ou seja, o anticorpo.

Para as pessoas que não possuem nenhum sintomas, serão testadas por meio de inquéritos como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde. Assim, todas as pessoas entrevistadas para o estudo serão testadas com o teste rápido.

TESTAGEM AMPLIADA

O Ministério da Saúde ampliou de 23,9 milhões para 46,2 milhões a previsão de aquisição de testes. Deste total, são 24,2 milhões de testes RT-PCR (biologia molecular) e 22 milhões de testes rápidos (sorologia).