Casa

Mesmo com estiagem, Samae afirma que ainda não há medidas de racionamento em Caxias

Distritos no interior da cidade estão sendo abastecidos com caminhões pipa, mas já sofrem com os efeitos da falta de água para atividades de agricultura e pecuária

Mesmo com estiagem, Samae afirma que ainda não há medidas de racionamento em Caxias

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul orienta à população para utilizar a água de forma consciente, visto que desde dezembro de 2019 o Rio Grande do Sul passa por um período de estiagem. Em Caxias, a barragem do Faxinal, que abastece 63% da população, está com nível em 80%, mas, segundo o diretor presidente do Samae, Ângelo Alberto Barcarolo, ainda não serão tomadas medidas de racionamento na cidade.

Barcarollo ainda alerta que, conforme estudos técnicos realizados pela Divisão de Recursos Hídricos da autarquia, há previsão de chuvas, mas o volume não será suficiente para recuperar 100% dos níveis das barragens. Conforme o mandatário, o distritos no interior do município são os locais mais afetados.

“O Samae trabalha para abastecer as comunidades mais afastadas com caminhões pipas, levando água para o consumo pessoal da população. Já açudes e poços artesianos utilizados para agricultura e pecuária estão secos e não temos como garantir este abastecimento”, lamenta.

Assim, o diretor presidente do Samae reforça a necessidade de uso consciente da água potável. “Ainda não é o momento de racionar água, mas o alerta está ligado. É importante que as pessoas se conscientizem quando o uso da água. Não utilize água para lavar telhados, calçadas, carros e pátios”, salienta.

Barragens

Maestra (abastece 23% da população): Está 69,56% em 27/04
Faxinal (abastece 63% da população): 80,02% em 20/04
Dal Bó (abastece 9% da população): 64,92% em 27/04

Outra informação relevante é que este inverno será marcado pelo fenômeno La Niña que corresponde a temperaturas baixas e pouca chuva, baseado nos estudos da Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado.

Faxinal em 28 de abril de 2020

(foto: mauro teixeira/rscom)
(foto: mauro teixeira/rscom)
(foto: mauro teixeira/rscom)

Maestra em 28 de abril de 2020

(foto: mauro teixeira/rscom)

Dal Bó em 28 de abril de 2020

(foto: mauro teixeira/rscom)
(foto: mauro teixeira/rscom)