Milhares de pessoas participaram da 21ª edição da Parada Livre de Porto Alegre, neste domingo (26), no Parque da Redenção. O evento teve como tema “Berro contra os retrocessos” e contou com apresentações musicais, presença de políticos e discursos contrários a algumas medidas que vêm sendo tomadas pelo presidente Michel Temer, pelo governador José Ivo Sartori e pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior.
De acordo com a organização, aproximadamente 80 mil pessoas participaram do evento. O Centro Integrado de Comando (Ceic), por sua vez, estima que havia cerca de 10 mil pessoas no ato.
A Palavra Livre acontece desde 1997 em Porto Alegre. Conforme a ONG Somos, uma das organizadoras, foi a primeira vez que o evento não teve nenhum apoio estrutural ou financeiro da prefeitura.
A Secretaria da Cultura ressaltou que, assim como a Parada Livre, outros eventos também não receberam apoio financeiro da prefeitura, incluindo o desfile das escolas de samba. O motivo é a crise financeira, que faz inclusive com que os salários dos servidores municipais sejam parcelados.
Colaboração: Andreas Weber/Jovem Pan Grande POA FM 90,7