Polícia

Criminosos usam imagem de delegado de Caxias do Sul para aplicar golpes dos nudes

Criminosos usam imagem de delegado de Caxias do Sul para aplicar golpes dos nudes

A audácia de criminosos muitas vezes ultrapassa os limites do senso comum. Golpes, armadilhas e extorsões ocorrem diariamente por meio de aplicativos de mensagem e redes sociais. Desta vez, a imagem de um delegado de Caxias do Sul está sendo utilizada por um grupo criminoso.

Rodrigo Kegler Duarte, hoje titular do 3° Distrito de Polícia Civil, é uma vítima recente do atrevimento de bandidos. Uma foto do delegado circula nas mãos dos bandidos que aplicam o conhecido “golpe dos nudes”. A prática é recorrente no mundo do crime, mas desta vez a imagem do policial é utilizada como referência do agente que “não investigará o caso”, desde que ocorra o pagamento para tal foto íntima de uma vítima não vazar nas redes sociais. Os indivíduos criam um perfil falso, em grande maioria se passando por adolescentes, e aplicam o golpe e a extorsão.

“É uma situação realmente incomum e demonstra uma grande insensatez e uma grande e falsa sensação de impunidade dos mentores dos respectivos golpes, os quais se sentem protegidos pelos meios virtuais. Entretanto, os casos serão apurados e os respectivos autores punidos, tanto os do meio externo, quanto os recolhidos ao sistema prisional, que são os maiores autores deste tipo de estelionato”, afirma Duarte.

Ao menos dois crimes utilizando a imagem do delegado foram registrados: um na região Noroeste do Rio Grande do Sul e outro o Sul catarinense. O agente irá registrar boletim de ocorrência como vítima do fato e aguarda uma definição sobre qual setor será o responsável pela investigação do crime.

Não é novidade
Um homem de 31 anos e uma mulher de 30 foram presos pelo crime de estelionato pelo delegado Rafael Sauthier, com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias. As prisões foram realizadas no bairro São Caetano, em Caxias.

Conforme a polícia, os criminosos estavam utilizando o nome de Sauthier, que é delegado plantonista em Novo Hamburgo, para ludibriar as vítimas. Os policiais receberam um denúncia sobre o golpe e passaram a acompanhar a ação dos criminosos, descobrindo que uma vítima entregaria um veículo na manhã de domingo em Caxias do Sul.

Cerca de 30 pessoas foram vítimas dos estelionatários. Os policiais recuperaram, além do veículo, diversos objetos de crimes de estelionato, como eletrônicos, móveis, maquinários, colchões e outros, avaliados em aproximadamente R$ 100 mil.