Brasil

Bolsonaro responsabiliza prefeitos e governadores por medidas de isolamento e volta defender cloroquina contra Covid-19

Presidente realizou quinto pronunciamento em rede nacional

(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro realizou, nesta quarta-feira (8), o quinto pronunciamento oficial em rede nacional sobre a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Bolsonaro apresentou um tom mais brando, afirmando que o desemprego e o vírus devem combatidos paralelamente.

Durante sua fala, o presidente frisou que a responsabilidade pelas medidas de isolamento social, as quais já se mostrou claramente contrário, “são de responsabilidade exclusiva” dos prefeitos e governadores que as adotarem. Ele reconheceu a autonomia dos governantes, mas deixou claro que o governo federal não foi consultado antes de serem tomadas medidas, como fechamento do comércio.

“Respeito a autonomia dos governadores e prefeitos. Muitas medidas, de forma restritiva ou não, são de responsabilidade exclusiva dos mesmos. O Governo Federal não foi consultado sobre sua amplitude ou duração”, afirmou.

Outro ponto que o presidente voltou a abordar foi a utilização de hidroxicloroquina no tratamentos de casos de coronavírus, mesmo que ainda não haja nenhum estudo comprovando a eficácia do medicamento em casos de Covid-19. Por fim, Bolsonaro voltou a falar que os prejuízos econômicos podem ser piores que os causados pelo vírus. “Tenho certeza de que a grande maioria dos brasileiros quer voltar a trabalhar.”