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Confira passo a passo para solicitar auxílio emergência do Governo Federal

Foto: Reprodução
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Quem tem direito?

O benefício será pago a trabalhadores informais, desempregados, contribuintes individuais do INSS e MEIs. Confira os critérios para ter direito ao benefício:

  • ser titular de pessoa jurídica (Micro Empreendedor Individual, ou MEI);
  • estar inscrito Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal até o último dia dia 20 de março;
  • cumprir o requisito de renda média (renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, e de até 3 salários mínimos por família) até 20 de março de 2020;
  • ser contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social.

Além disso, todos os beneficiários deverão:

  • ter mais de 18 anos de idade e CPF ativo;
  • ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50);
  • ter renda mensal até 3 salários mínimos (R$ 3.135) por família;
  • não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018.

A mulher que for mãe e chefe de família, estando dentro dos outros critérios, poderá receber R$ 1,2 mil, equivalente a duas cotas, por mês. Na avaliação da renda familiar, serão levados em conta todos os rendimentos de todos as pessoas que moram na mesma casa, exceto o dinheiro do Bolsa Família.

Durante o período de pagamento do auxílio, se o beneficiário for contratado no regime CLT ou se a renda familiar ultrapassar o limite durante o período de pagamento, ele não deixará de receber o auxílio.

Quem não tem direito?

Não tem direito ao benefício quem recebe auxílio previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou outro programa de transferência de renda federal que não seja o Bolsa Família. No caso do Bolsa Família, o beneficiário poderá optar por substituir temporariamente o programa pelo auxílio emergencial, se o último for mais vantajoso.

É preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico)?

O trabalhador que se estiver dentro dos critérios de renda não precisará estar inscrito no CadÚnico para receber o benefício. Porém, quem estiver inscrito receberá o benefício antes pela facilidade de verificar os requisitos.

Os trabalhadores podem pedir o auxílio das seguintes formas:

Quem deve se cadastrar

O site e o aplicativo devem ser usados pelos trabalhadores que forem MEIs, trabalhadores informais sem registro e contribuintes individuais do INSS.

Quem já recebe o Bolsa Família ou que está inscrito no CadÚnico não precisam se inscrever pelo aplicativo ou site. O pagamento será feito automaticamente.

Cadastro pelo site da Caixa

1. Acessar a página inicial do site da Caixa (https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio):

Página inicial no site da Caixa para cadastro no auxílio emergencial de R$ 600 — Foto: Reprodução
Página inicial no site da Caixa para cadastro no auxílio emergencial de R$ 600 (foto: Reprodução)

2. Confira os requisitos necessários para ter direito ao auxílio emergencial:

Página 2 do pedido de auxílio emergencial no site da Caixa — Foto: Reprodução

Página 2 (foto: Reprodução)

3. Preencha dados como nome completo, CPF e data de nascimento:

Página 3 para cadastro no programa de auxílio emergencial no site da Caixa — Foto: Reprodução
Página 3 (foto: Reprodução)

4. Informe o número do celular para receber um código de verificação por SMS:

Página 4 para cadastro no programa de auxílio emergencial de R$ 600 no site da Caixa — Foto: Reprodução
Página 4 (foto: Reprodução)

5. Assim que receber por SMS, insira o código de verificação no campo “código recebido”:

Página seguinte que o trabalhador informal deve preencher no site da Caixa para ter direito ao auxílio emergencial — Foto: Reprodução
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6. Informe a renda, o ramo de atividade, estado e cidade:

Página de cadastramento para o programa de auxílio emergencial no site da Caixa — Foto: Reprodução
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7. Preencha os dados dos integrantes da família que moram na mesma casa:

Página seguinte para cadastro no programa de auxílio emergencial no site da Caixa — Foto: Reprodução

(foto: Reprodução)

8. Escolha se quer receber em conta existente ou criar uma poupança digital:
Página de cadastro onde o trabalhador escolhe se quer receber em conta já existente ou criar uma poupança digital — Foto: Reprodução
(foto: Reprodução)

9. Após informar a opção, preencha com seu documento RG ou CNH:

Página de cadastro onde o trabalhador escolheu criar uma poupança digital — Foto: Reprodução
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10. Confira dados fornecidos:

Página de cadastro para recebimento do auxílio emergencial de R$ 600 — Foto: Reprodução
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11. No final vem o aviso de que o pedido está em análise:

Página final para cadastro no programa de auxílio emergencial — Foto: Reprodução
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Cadastro pelo App

1. Acesse a página inicial do aplicativo:

Página inicial do aplicativo da Caixa para cadastro no auxílio emergencial de R$ 600 — Foto: Reprodução
(foto: Reprodução)

2. Veja os requisitos necessários para ter direito ao auxílio emergencial:

Página do pedido de auxílio emergencial no aplicativo da Caixa — Foto: Reprodução
(foto: Reprodução)
3. Preencha os dados como nome completo, CPF e data de nascimento:
Página para cadastro no programa de auxílio emergencial de R$ 600 no aplicativo da Caixa — Foto: Reprodução
(foto: Reprodução)

4. Preencha o número do celular para receber um código de verificação por SMS:

Página para cadastro no programa de auxílio emergencial de R$ 600 no aplicativo da Caixa — Foto: reprodução
(foto: reprodução)

5. Assim que chegar por SMS, aplique o código de verificação no campo “código recebido”:

Página para cadastro no programa de auxílio emergencial de R$ 600 no aplicativo da Caixa — Foto: Reprodução
(foto: Reprodução)

6. Informe a renda, o ramo de atividade, estado e cidade:

Página para cadastro no programa de auxílio emergencial de R$ 600 no aplicativo da Caixa — Foto: Reprodução
(foto: Reprodução)

7. Informe em seguida os dados dos integrantes da família que moram com você:

Página de cadastro no aplicativo para programa de auxílio emergencial — Foto: Reprodução
(foto: Reprodução)

8. Escolha se quer receber em conta já existente ou criar uma poupança digital:

Página para cadastro no programa de auxílio emergencial de R$ 600 no aplicativo da Caixa — Foto: Reprodução
(foto: Reprodução)

9. Forneça os dados da conta:

Página para cadastro no programa de auxílio emergencial de R$ 600 no aplicativo da Caixa — Foto: Reprodução
(foto: Reprodução)

10. Confira os dados fornecidos:

Página para cadastro no programa de auxílio emergencial de R$ 600 no aplicativo da Caixa — Foto: Reprodução
(foto: Reprodução)

11. Mais dados fornecidos pelo trabalhador para revisão:

Página para cadastro no programa de auxílio emergencial de R$ 600 no aplicativo da Caixa — Foto: Reprodução
(foto: Reprodução)

Não tem internet?

Se você não tem acesso à internet e não consegue se cadastrar nem no app nem no site, poderá fazer o cadastro no programa de auxílio emergencial nas agências da Caixa ou nas lotéricas.

Quando começa o pagamento

Para os inscritos no CadÚnico, que tem conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa, a previsão é que os pagamentos inciem a partir de 9 de abril. Para os demais, confira calendário abaixo:

  • primeira parcela em 14 de abril;
  • segunda parcela entre 27 e 30 de abril;
  • terceira e última parcela entre 26 e 29 de maio.

Para os demais, a previsão é que o primeiro pagamento seja feito em até cinco dias úteis após o cadastro e sigam o mesmo calendário.

Como será feito o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600

O pagamento seguirá o calendário regular do Bolsa Família, sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. As parcelas serão pagas em abril, maio e junho. Inicialmente, não será possível fazer saques dessas contas. Para quem não tem conta atualmente, a Caixa Econômica Federal vai abrir contas digitais gratuitas. Essas contas vão permitir pagamentos de contas de consumo e transferências gratuitamente. Para saque em dinheiro, a Caixa vai estabelecer um cronograma posteriormente.