Comportamento

Universitários de Rio Grande desenvolvem pias portáteis automatizadas para higienização em hospitais

As novas estações de higienização serão identificadas e instaladas em pontos estratégicos dos hospitais e estarão em fase de testes na próxima semana.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Para ajudar a combater o avanço da pandemia do coronavírus, a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) instalará nos próximos dias, no interior do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh) e também nos postos de triagem do Complexo Hospitalar Santa Casa de Rio Grande, pias portáteis automatizadas para higienização das mãos dos pacientes e visitantes.

Trata-se de mais uma ação do ITecCorona, frente tecnológica formada pela Furg na região sul do Estado destinada à prevenção e combate da pandemia.

De acordo com os idealizadores as pias apresentam um sistema híbrido: elas funcionam conectadas às redes hidráulicas e também podem ser abastecidas manualmente. O equipamento traz dois recipientes de igual volume, uma para água limpa e outro para efluentes, e ainda um dispenser para sabão líquido. A capacidade é de 60 litros. O sistema desenvolvido faz o acionamento por proximidade. Primeiramente, ele lança o sabão líquido e, então a torneira aciona o jato d’água também com a resposta de um sensor. A pessoa que o utiliza não precisa abrir ou fechar a torneira, evitando possibilidade de contaminação.

As novas estações de higienização serão identificadas e instaladas em pontos estratégicos dos hospitais e estarão em fase de testes na próxima semana. “Queremos ter uma ideia de ciclos de manutenção”, explica o professor Glauber Gonçalves, do Centro de Ciências Computacionais (C3).

Para os próximos meses, a intenção é ampliar a distribuição das pias para a zona urbana rio-grandina, próximo a locais de maior aglomeração, como paradas de ônibus. , destaca o professor. Também participam do projeto o professor Vitor Gervini e o técnico Cedenir Costa. O Tecon Rio Grande e a Refinaria de Petróleo Riograndense realizaram a doação de materiais.

O que é o iTecCorona

Em parceria com outras instituições, a FURG organizou essa frente tecnológica para combate e prevenção do coronavírus. O grupo do iTecCorona reúne integrantes do Centro de Ciências Computacionais (C3), Escola de Engenharia (EE), Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), Parque Tecnológico – Oceantec, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – Inovattio da FURG, e os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e Sul-rio-grandense (IFSul).

A equipe do iTecCorona foi dividida em frentes de trabalho, onde cada uma atua de forma autônoma e auto-organizada. As frentes foram definidas de acordo com os tipos de desafios e demandas, observando o perfil dos voluntários. São elas: desenvolvimento de equipamentos, software, analytics, ecommerce e comunicação, além de um grupo específico responsável pela interação com a comunidade.

Com informações do Grupo Oceano. Mais detalhes e informações da Região Sul  acesse www.grupooceano.com.br