Política

Claiton Gonçalves reassume prefeitura de Farroupilha nesta terça-feira

Claiton Gonçalves reassume prefeitura de Farroupilha nesta terça-feira

Menos de um mês após se afastar do comando da prefeitura de Farroupilha, Claiton Gonçalves reassume o posto nesta terça-feira (30). Alvo de dois processos de impeachment na Câmara de Vereadores do município, o médico de profissão volta ao cargo em meio a luta para evitar a propagação de Coronavírus.

Claiton estava afastado por licença médica e deu lugar ao vice Pedro Pedrozo em 9 de março.

“A doença foi por conta de um acúmulo de situações e preocupação intensa com as questões da administração pública. Estamos falando de mais de 70 mil vidas que estão sob os cuidados e responsabilidade do gestor. Me afastei por atestado médico e tratei essa questão do stress. Pela Lei Orgânica, estou reassumindo a condução da cidade em um momento muito difícil, que é do Coronavírus”, diz.

Durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (30) no gabinete da prefeitura, Gonçalves também salientou que irá retomar as obras encaminhadas quando ainda era gestor e dará andamento aos trabalhos do comitê que trata do Covid-19 na cidade.

“Temos a retomada das atividades de quando eu ainda estava como prefeito. As obras. E continuidade ao trabalho realizado em combate ao Covid-19. Também, com a Câmara, a condução do reajuste dos salários dos servidores. Nós temos contratos estabelecidos que estão suspensos. Estamos em expectativa de disputa judicial que se acumule nos próximos anos. Processos de licitação com transparência, ordem e lisura, que possivelmente entrem na Justiça”, reforça.

Não vamos fazer revolução em cargos”
Com a proximidade das eleições 2020, Claiton disse que não pretende fazer uma espécie de “limpa” no secretariado. Mas que as pessoas que devem concorrer precisam se afastar para tal. Por óbvio, mudanças irão ocorrer, mas não por questões fora eleições.

Sobre o combate ao Coronavírus, Claiton diz que não irá mexer nos trabalhos feitos até agora. Porém, por ser médico, tem sugestões a serem referendadas ao comitê.

“Não se mexe em processos que estejam estabelecidos em concordância com as entidades. Precisamos manter a condução. Como médico, trago algumas ideias para o grupo. Precisamos ter testes para a comunidade. Não posso permitir que as coisas voltem à normalidade na cadeia produtiva sem segurança. Precisamos dar garantias para a população. Testes dos trabalhadores da saúde, médicos, enfermeiros, higienizadores, da área de segurança pública, também precisa  ter um olhar. Vamos manter as crianças longe da escola. Isso é fundamental.

Impeachment
Um dos processos que tramita no Legislativo farroupilhense está na fase de oitavas, que não ocorreram por conta da pandemia e para evitar aglomerações.

Foto: Djeison Ramos/Grupo RSCOM