Caxias do Sul

"Alta dos preços não tem ligação com Coronavírus", afirma presidente do Sindigêneros Caxias

Consumidor pode denunciar cobrança de preços abusivos ao Procon de Caxias

(Foto: Agência Brasil/Divulgação)
(Foto: Agência Brasil/Divulgação)

O aumento dos preços dos produtos nas prateleiras dos mercados de Caxias do Sul não tem ligação com a pandemia do Coronavírus, conforme o presidente do Sindigêneros, Eduardo Slomp. O real motivo para alta nos valores das mercadorias é a forte estiagem que afeta todo o Estado do Rio Grande do Sul, salienta o presidente.

Em entrevista à reportagem do Portal Leouve, o mandatário do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul, Eduardo Slomp, afirmou que a estiagem que atinge o Estado é o real causador na alta do preços. “A alta nos preços é por um fator sazonal e agravado pela estiagem. Por exemplo, o tomate foi colhido antes por causa da seca. Hoje, o preço está baixo, mas tendência é que o preço do vegetal aumente com o tempo. São fatores que já temos conhecimento”, comentou.

Slomp ainda complementou que o aumento não tem ligação com a pandemia: “não queremos explorar ninguém em meio à situação que população está passando. O aumento nos valores ocorre todos os anos como já estamos acostumados.”

Fiscalização

O Procon de Caxias do Sul está intensificando as fiscalizações em supermercados e demais estabelecimentos comerciais do município. Com atendimentos presenciais cancelados por tempo indeterminado, o órgão está fazendo atendimentos a distância pelo site www.consumidor.gov.br, e presta informações através do telefone (54) 99929-8190. As atividades de fiscalização continuam acontecendo, combatendo as práticas abusivas cometidas por fornecedores nesse momento de extrema dificuldade.

A fiscalização inclui itens como álcool em gel, produtos alimentícios básicos e de limpeza em geral. O órgão está solicitando os recibos de compra e venda dos produtos, para verificar se está havendo abusividade no aumento do preço desses produtos.