A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa se encerra no próximo dia 30 de novembro. Em Farroupilha apenas 60% do rebanho foi vacinado até o momento preocupando Inspetoria Veterinária do município.
Nessa etapa são vacinados bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade, e a expectativa é que 5 mil animais sejam vacinados até o final da campanha. De acordo com o chefe da Inspetoria Veterinária, Vinicius Merlo, o número do rebanho vacinado é baixo.
“A gente tem hoje um índice vacinal preocupante até o momento levando em consideração que a campanha se encerra na próxima semana. É um número baixo até o momento e esperamos que os produtores se agilizem pois passando o prazo quem não realizar a vacina terá que pagar um multa”, afirma.
Neste ano o governo não disponibilizou a vacina contra a febre aftosa portanto o produtor precisa adquirir a dose em uma casa agropecuária credenciada e após apresentar o comprovante na inspetoria veterinária. Quem deixar de vacinar e de comunicar a vacinação pode pagar uma multa.