Caxias do Sul

Procon cria ferramenta para fiscalizar falsas promoções durante a Black Friday

Black Friday deve movimentar o comércio caxiense (Foto: Mateus Argenta/Divulgação)
Black Friday deve movimentar o comércio caxiense (Foto: Mateus Argenta/Divulgação)

O Procon de Caxias do Sul realizou um levantamento de preços a fim de evitar a ocorrência de falsas promoções durante a Black Friday, prevista para acontecer na próxima sexta-feira, dia 24. A ideia, que surgiu nos Estados Unidos, oferece produtos a preços promocionais na última sexta-feira de novembro e ganhou adeptos no Brasil.

Black Friday deve movimentar o comércio caxiense (Foto: Mateus Argenta/Divulgação)

Conforme a prefeitura, o Procon caxiense criou um banco de informações e dados de preços praticados pelos estabelecimentos comerciais da cidade nos últimos dois meses. O levantamento conta com encartes e prints de tela para a comparação entre os valores anteriores e os que serão ofertados nas lojas durante a Black Friday. A medida inibe a prática de falsas promoções, como a conhecida estratégia de aumentar o preço de um produto para depois colocá-lo em promoção e dar uma falsa sensação de desconto.

Além do levantamento, equipes de vistoria do Procon também estarão circulando na cidade para averiguar possíveis fraudes nas ofertas. Se o consumidor quiser comparar ou conferir valores em promoção das lojas, ele poderá ligar para o telefone de plantão do Procon (151), das 10h às 15h.

O Procon ressalta que, independentemente da Black Friday, o consumidor sempre deve ficar atento para algumas dicas, tais como:

– comparar preços, pesquisar e negociar as formas de pagamento;
– estar ciente que o direito de arrependimento para trocas é válido somente para compras à distância;
– verificar a qualidade dos produtos (especialmente os de mostruário ou liquidação);
– e guardar todos os comprovantes da compra.