Últimas notícias

É falsa mensagem que indica aumento do número de casos de Coronavírus em Caxias

Comunicado ainda utiliza os nomes da Rádio Viva e do Hospital Pompéia

É falsa mensagem que indica aumento do número de casos de Coronavírus em Caxias

Enquanto muitos remam contra a maré das “Fake News”, outros se aproveitam e tentam causar pânico entre a população se valendo de informações falsas, inverídicas. Uma das publicações que circula em redes sociais nesta quarta-feira (18) envolve o nome da Rádio Viva, alertando que representantes do Hospital Pompéia estiveram no estúdio da emissora repassando informações sobre o contágio do Coronavírus.

Veja a mensagem falsa:

A direção da empresa ressalta que este comunicado é falso. Não houve nenhuma visita por parte de representantes de tal instituição hospitalar e muito menos a divulgação dos números dos casos que estão expostos na mensagem.

Em Caxias do Sul, apenas dois casos de Coronavírus foram confirmados até o início da tarde desta quarta, sendo que um dos pacientes já está curado e recebeu alta do isolamento domiciliar. Em Bento Gonçalves, o primeiro caso foi confirmado por volta das 14h. Outras cidades da Serra Gaúcha têm, até o momento, apenas casos suspeitos da infecção.

A Rádio Viva ressalta que tomará todas as medidas cabíveis para identificar os responsáveis por disseminar informações falsas envolvendo o nome da empresa que presta comunicação imparcial e com credibilidade há 29 anos. A emissora também reforça seu importante papel de comunicar e informar com veracidade, responsabilidade, citando fatos e alertando a população contra fake news e as medidas de prevenção ao Coronavírus.

Dicas para evitar a propagação do Covid-19

Fique ligado: o primeiro passo é não entrar em pânico.

– Lave frequentemente as mãos com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos. Higienize bem os dedos, unhas e não esqueça do pulso também.

– Use álcool gel

– Não compartilhe o chimarrão. Nem talheres, utensílios de uso pessoal, pratos, copos, garrafas.

– Mantenha os ambientes bem ventilados.

– Se for tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço descartável. Não tem? Sem problemas. Cubra o rosto com o cotovelo e depois lembre-se de higienizá-lo também.

– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas respiratórios, como febre, tosse ou coriza.

– Evitar participar e promover atividades que geram aglomeração de pessoas.

– Intensificar limpeza de superfícies com álcool líquido e água sanitária (proporção de uma colher de sopa para 1 litro de água)

– Considerar informações emitidas por fontes oficiais e veículos de comunicação que você confia.

– Não repassar mensagens por WhatsApp, vídeos, entre outros, sem se certificar da idoneidade do conteúdo. Cair em fake news e as repassar só vai servir para aumentar a tensão da população.

– O uso de máscara destina-se aos profissionais de saúde em atendimento e pacientes com sinais e sintomas respiratórios

– Pessoas que retornarem de viagem internacional devem realizar isolamento domiciliar voluntário por sete dias e alertar a Secretaria Municipal da Saúde.

– Está com sintomas? Ligue para a Secretaria da Saúde do seu município e se informe sobre o procedimento a ser adotado.

– Vá ao Pronto-Socorro se estiver com problemas respiratórios.

– Higienize volante, maçanetas, comandos e o câmbio do carro, principalmente o da empresa ou se divide com outra pessoa.

– Se utilizar o transporte coletivo urbano, redobre o cuidado com a proximidade das pessoas e, ao sair ou chegar ao seu destino, procure lavar bem as mãos.

– Higienize o local de trabalho com desinfetante em spray ou álcool.

– Fique em casa. Evite aglomerações em shoppings e/ou estabelecimentos fechados.

– Limpe o celular, evitando aglomeração de vírus e bactérias.