Comportamento

Aparelho celular pode disseminar vírus e bactérias; saiba como higienizar

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Tenessee, aponta que o vírus é capaz de se manter por até 4 dias em superfícies de vidro.

Foto: Leouve
Foto: Leouve

O celular se tornou uma extensão do corpo humano. O hábito de estar sempre acompanhado pelo aparelho o expõe a diversos ambientes contaminados, o que pode o tornar um objeto com diversos vírus e bactérias. Devido a isso, é importante aprender a higieniza-lo de forma correta.

Os manuais de fabricante costumam vir acompanhados de uma lista de como limpar os aparelhos. Seja, Apple, Nokia, Samsung, a grande maioria indica o uso de um pano com uma solução de água e sabão em um pano macio umedecido (cuidado para não danificar o celular) álcool 70% isopropílico, o qual costuma ser usado por assistências técnicas.

Existem diversas pesquisas que apontam o período de resistência de vida do vírus.  A Universidade do Tenessee, EUA, possui um estudo que aponta que o vírus “sars” (tipo de vírus familiar ao Covid-19) se mantém por até 4 dias na superfície do vidro.

 iPhone:

Use somente panos macios. Toalhas, lenços abrasivos, toalhas de papel e itens parecidos devem ser evitados.

Evite limpar em excesso, pois podem ocorrer danos

Não o higienize enquanto estiver conectado a fontes de alimentação

Cuidado para não  entrar umidade nas aberturas

Não use spray aerossol, água sanitária ou abrasivos

Não borrife produtos de limpeza diretamente no aparelho

 Samsung:

Desligue o aparelho e remova capa e cabos que possam estar conectados.

Use pano macio, aconselhável, microfibra.

Limpe suavemente.

Umedeça um canto de uma pano com um poucode água destilada ou à base de álcool (mais de 70% de etanol ou álcool isopropílico).