Após o parecer da Comissão Processante pelo prosseguimento do processo de impeachment do prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, entregue na última sexta-feira (13), começam nesta quinta-feira (19) as oitivas das testemunhas arroladas pelo denunciado. Ao todo, 10 pessoas serão ouvidas pela comissão composta pelos vereadores Fabiano Piccoli, Josué Kiko Paese e Jorge Cenci. O advogado de defesa também poderá fazer perguntas as testemunhas.
Foram convocados para as oitivas os servidores públicos Gilmar Pegoraro, Davi Andrade de Boni, Roberta Bortolossi Maffei, Gilmar Paulus e Samila Balbinot; a ex-servidora Maiara Livia Bogo Piccoli; os corretores de imóveis Sérgio Dieter e Guilherme Mantovani e os empresários Geraldo Alexandrini e João Silvestrin.
As oitivas tem início às 9h, na Câmara Municipal e são abertas ao público, porém, é pedido para que as pessoas não se desloquem até o local devido ao surto do no coronavírus. Os depoimentos serão transmitidos, ao vivo, no canal do YouTube da Câmara de Vereadores.
Neste processo, Claiton responde pela compra de terremos ao lado da UPA, no bairro Imigrante, por parte da prefeitura, sem o aval da Casa Legislativa. Conforme o documento, a ação do prefeito feriu o artigo 97 da Lei Orgânica do Município. A defesa sustenta que a compra está amparada em uma Lei Federal e que não há ilicitude nos atos. O prefeito ainda responde a outro processo de afastamento, que foi protocolado por representantes da OAB.
Na última semana ele anunciou que iria se afastar do cargo por um problema de saúde e também para cuidar da própria defesa nos dois casos. Quem está a frente da prefeitura é Pedro Pedrozo.