Cidades

Serviço de bicicletas começa a operar em Porto Alegre nesta segunda-feira

Loop inicia suas operações com 12 bicicletas | Foto: Loop/Divulgação
Loop inicia suas operações com 12 bicicletas | Foto: Loop/Divulgação

A partir desta segunda-feira (20), Porto Alegre tem um novo serviço de compartilhamento de bicicletas. Trata-se da Loop, uma startup criada por estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Serão disponibilizadas 12 bicicletas em duas estações, apelidadas de “Loopoints”.

Fazendo uso de estações digitais e com a pretensão de inserir a bicicleta como meio de transporte, a Loop inicia sua operação com uma fase inicial de testes. O novo serviço foi apresentado neste domingo (19), no Parcão, através de um evento que contou com foodtrucks, shows e feira.

Até o final do ano, a startup pretende disponibilizar cerca de 20 bicicletas nos dois primeiros pontos criados na cidade: na faculdade Imed, na rua Dona Laura, no bairro Mont’Serrat, e no Flowork, na rua Mostardeiro, no bairro Moinhos de Vento.

De acordo com a necessidade dos usuários, outros pontos devem surgir, em locais como universidades, shoppings e farmácias. O sistema apresenta funcionalidades como reserva de bicicleta, sistema de avaliação e tempo de uso por duas horas.

Nas estações virtuais, as bicicletas são presas por cadeados, que se soltam através do aplicativo. A ideia é contar com centenas de bicicletas até o final de 2018. O pagamento do serviço pode ser feito por mensalidade ou pedalada.

Colaboração: Andreas Weber/Rádio Jovem Pan Grande POA FM 90,7