“Um negócio ruim na mão de uma pessoa boa é muito melhor do que um negócio bom na mão de uma pessoa ruim”, afirma o empresário, escritor e palestrante Edgar Ueda, ao resumir como os grandes players avaliam, nos dias atuais, a possibilidade de investir, ou não, em um determinado projeto. Isso não significa que a ideia, em si, não tenha peso na decisão, mas, segundo o profissional dos segmentos imobiliário e publicitário, é principalmente a postura do empreendedor que marca o seu espaço, apoiada essencialmente em três pilares: a mentalidade, ou mindset, o comportamento e as competências, bases do seu método batizado de “Turn Around” e apresentados no livro” Kintsugi – O poder de dar a volta por cima”.
O planejamento básico e o chamado MVP (do inglês “Minimum Viable Product” – em português, Produto Minimamente Viável) são outros dois requisitos fundamentais, que, usando as plataformas e ferramentas adequadas, podem ser conduzidos a custo quase zero. “Não precisa ter aquela grande ideia no começo. As grandes ideias são reconstruídas ao longo do caminho; o Airbnb foi desse jeito, o Uber também foi assim. Então, tendo uma ideia boa, validando e fazendo o MVP, vai para o mercado e aprimora essa ideia ao longo do processo”, completa.
Necessidade x Oportunidade
Por mais que muitas pessoas possam começar a empreender em um momento de necessidade, Ueda ressalta que as probabilidades de sucesso aumentam quando isso ocorre em uma situação de oportunidade, na qual se descobre uma solução para um problema existente. “Geralmente, quando se empreende por necessidade, tem muito a ver com precisar de dinheiro naquele momento. Quando esse objetivo é alcançado, pode acabar a motivação e o negócio pode não ter tanta longevidade. Quanto à idade, eu comecei a empreender com 17 anos, mas há quem tenha ficado milionário ou bilionário começando depois dos 50. Não há formula mágica, é preciso persistir, ter constância e ser resiliente, porque são tentativas, acertos e erros. E, talvez, você só acerte no quinto ano, no décimo, ou depois de 15, 20 anos”, destaca.
Ueda estará em Bento Gonçalves neste domingo, dia 15, como convidado do Congresso de Marketing Digital e Empreendedorismo – Do it yourself, onde também divulgará sua mais recente obra, “Desvendando a caixa-preta do sucesso”, escrita em conjunto com Luis Paulo Luppa, o “Vendedor Pitbull”. A publicação aborda os caminhos para que os candidatos a empreendedores descubram o seu “ativador”, ou seja, o seu grande porquê, elencando sete competências principais para que esse rumo seja trilhado. “Nosso objetivo é ajudar as pessoas a encontrarem esse significado. E, como referência, sempre falamos que isso precisa acontecer antes que o avião caia e os segredos fiquem guardados nessa caixa-preta. O avião cair, nesse sentido, é o mesmo que o negócio quebrar, a pessoa não realizar os seus sonhos, não deixar um legado. É importante que essa consciência não venha tarde demais”, aponta.
Parcerias e motivação
A construção de parcerias sólidas é mais um item que o empresário trata como crucial, com a garantia de fornecedores e colaboradores sempre dispostos a te atender quando você precisar. “Habilidade vende, mas afinidade vende muito mais. Por outro lado, é inevitável que, à medida em que você cresce dentro de um ecossistema, vai ficando mais solitário, porque tem menos pessoas alcançando o topo. Isso não tem a ver com perder a humildade ou não ter gratidão de suas origens. Tem muito mais a ver com o inconformismo de não aceitar só aquilo que tem. É como dizer: ‘sou grato, mas posso mais do que isso’”, explica.
Por fim, Ueda analisa como extremamente positivas as iniciativas como o “Do it yourself”, por reunirem em um mesmo ambiente aqueles de, de alguma forma, estão querendo dar um novo destino às suas atuações profissionais – e também pessoais. A vibração do ambiente, as provocações propostas pelas participantes e a inspiração trazida pelas experiências apresentadas no palco tornam-se motivadores para novas trajetórias. “São estímulos até mesmo para alguém mudar de carreira, pois pode ser que a pessoa esteja de saco cheio mas siga na zona de conforto. E também para quem quer fazer, mas não tem clareza do que e como, ou quer alcançar coisas diferentes, mudar a sua régua e viver em outro patamar. Normalmente, as pessoas nivelam as suas réguas pela escassez”, finaliza Ueda. Fundador da empresa de inteligência imobiliária Neximob, ele está presente em redes sociais como Facebook e Instagram através do perfil Edgar Ueda Oficial. O site é www.edgarueda.com.br.
O Congresso de Marketing Digital e Empreendedorismo – Do it yourself tem uma ampla programação distribuída ao longo dos dias 15 e 16 de março. O evento será realizado no salão Malbec do Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves e os ingressos estão sendo vendidos neste link: bit.ly/IngressosDoItYourself. Para saber mais, acesse o perfil oficial no Instagram: @doityourself.