O Secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, e o Superintendente da Susepe, César da Veiga, receberam na manhã desta quinta-feira (12), no gabinete da Seapen, a visita dos representantes da Força de Cooperação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e órgão do Ministério da Justiça, que atua na área prisional.
Durante o encontro, foi debatida a forma como a força tarefa irá apoiar as iniciativas da Seapen/Susepe junto ao sistema penitenciário gaúcho.
Segundo Faccioli, a ideia é que o Rio Grande do Sul tenha um presídio de segurança máxima, mais ou menos nos moldes do sistema utilizado nas penitenciárias federais. O objetivo é evitar operações como a “Império da Lei”, que, no último dia 3 de março, transferiu 18 líderes de facções do estado, de presídios gaúchos para instalações federais, em outras regiões do país.
“Esta é uma medida fundamental e o apoio do Depen, através da Força-Tarefa, tem sido, e ainda será por algum tempo, primordial para que consigamos atingir essa meta”, explicou Faccioli.