Representantes do Procon Caxias do Sul, da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Inmetro realizaram um trabalho conjunto na fiscalização dos postos de combustíveis como parte da programação de atividades alusivas ao Dia do Consumidor (15).
Na manhã desta quarta-feira (11) a ANP realizou o trabalho de fiscalização da qualidade dos combustíveis das revendas, que posteriormente, chegam ao consumidor. Além disso, o Inmetro fez testes fiscalizatórios nas bombas medidoras, de acordo com a Portaria de Nº 486 que orienta nova conduta aos revendedores de combustíveis.
Quando uma das irregularidades vinculadas na referida norma for encontrada no posto (ex: comprimento de mangueira inadequado, bomba medidora em mau estado de conservação, filtro prensa sem placa de identificação etc.) este será previamente notificado para a reparação do problema em 30 dias. Contudo, tal benefício só será aplicado se a empresa não for reincidente e não estiver envolvida em casos de fraude, resistência ou embaraço a ações fiscalizadoras.
A fiscalização da ANP verificou cada tipo de combustível por meio de uma solução para analisar a qualidade do produto. Nestes testes específicos se consegue verificar se os produtos estão de acordo com as especificações estabelecidas pela ANP e também se houve adição ilegal de solventes.