Caxias do Sul

Estado erra conta para depósito e estudantes da rede estadual ficam sem merenda em Caxias do Sul

Situação foi debatida no plenário da Câmara de Vereadores neste terça-feira (10)

divulgação
divulgação

Os estudantes da rede estadual de ensino de algumas escolas de Caxias do Sul estão sem receber a merenda escolar. A informação foi debatida no plenário da Câmara de Vereadores, na sessão ordinária desta terça-feira (10), no espaço destinado a explanação da vereadora Denise Pessôa (PT).

A parlamentar petista trouxe à pauta a situação da merenda destina aos alunos das escolas estaduais de ensino médio Prof. Apolinário e São Caetano, mas afirmou que a situação se repete em outras instituições de ensino tanto estaduais, como municipais. Na escola que atende a comunidade do bairro São Caetano, a direção enviou um bilhete aos pais solicitando que os alunos levassem a própria merenda a partir da quarta-feira (11). Conforme o recado aos pais: “a verba para aquisição de gêneros alimentícios para merenda escolar 2020 não foi disponibilizada pela mantenedora. Os lanches distribuídos até o momento, ou seja, nos catorze primeiros dias letivos foram adquiridos com verba do C.P.M. (Conselho de Pais e Mestres) e utilizado os alimentos em estoque do ano de 2019.”

(foto: divulgação/redes sociais)

Durante a sessão, a vereadora Paula Ioris (PSDB), representante do governo do estado na Câmara, deu um respaldo sobre a situação e um prazo para regularização. “Estou conversando com coordenadora (Viviane Devalle) da 4º CRE (Coordenadoria Regional da Educação) e ela me coloca que houve um erro no depósito do fundo participação do Estado. Esse valor, inclusive, teria ido parar na conta de diretores, mas dinheiro já está sendo reprogramado. Até o final da semana a situação vai estar regularizada”.

Conforme a coordenadora da 4ª CRE, Viviane Devalle, a situação será sanada até a próxima sexta-feira (13) com “um reajuste significativo” no valor destinado a merenda escolar. Quanto a situação da escola São Caetano, a coordenadora afirmou que foi uma situação pontual e que será regularizada.