Farroupilha

Beneficiários do Bolsa Família devem realizar pesagem obrigatória

Beneficiários do Bolsa Família devem realizar pesagem obrigatória


A partir de segunda-feira, dia 20, os beneficiários do programa Bolsa Família em Farroupilha devem comparecer em uma Unidade Básica de Saúde pra realização da pesagem obrigatória. A intensificação segue até o dia 2 de dezembro, em todas as UBSs do município. O objetivo principal da pesagem é realizar o acompanhamento do estado nutricional dos beneficiários do Bolsa Família.

Conforme a coordenadora do cadastro único do bolsa família, Josecarla Signor, a pesagem é um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício e precisa ser cumprida duas vezes por ano, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre.

“É importante esclarecer que o Bolsa Família tem diversas condicionalidades para família continuar recendo o benefício e uma delas é a pesagem. Por isso, a partir da próxima semana todas as UBSs do município estarão realizando esse procedimento. Vale ressaltar que quem não realizar a pesagem corre o risco de perder o benefício”, afirma.

Os outros requisitos para a manutenção do programa são: manter atualizado o calendário de vacinação das crianças de 0 a 7 anos; matricular crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com frequência escolar mínima de 85% (alunos de 6 a 15 anos) e 75% (16 a 17 anos); atualização anual dos dados na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II).

De acordo com Josecarla, Farroupilha tem mais de mil famílias cadastradas no programa do Governo Federal. “Atualmente o município tem 1.423 famílias, isso da uma média em valores R$ 174 reais por família por mês. Lembrando que os valores variam de família para Família”, salienta.

Devem ser pesadas mulheres entre 14 e 44 anos, crianças de 0 a 7 anos e gestantes.