Polícia

Operação Marias deflagrada em âmbito nacional tem três presos em Caxias do Sul

Dos 91 feminicídios registrados no Rio Grande do Sul no ano passado, apenas quatro mulheres possuíam medida protetiva contra o agressor.

Foto: Divulgação / Polícia Civil
Foto: Divulgação / Polícia Civil

Nesta quinta-feira (05), foi deflagrada a Operação Marias, em âmbito nacional, no combate à violência contra as mulheres. As ações contaram com a participação das Polícias Civis de 18 estados e do Distrito Federal.

As atividades tiveram início às 06h e se estenderam até o fim da tarde. Neste período, foram realizadas ações preventivas e repressivas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, alusivas ao mês de março, no qual se celebra o Dia Internacional da Mulher.

Em âmbito nacional, 2.701 policiais civis participaram das atividades, resultando na prisão de 338 pessoas e na apreensão de seis adolescentes. Também foram realizadas 674 medidas de fiscalização, entre averiguações de medidas protetivas de urgência e a verificação de denúncias.

No Rio Grande do Sul, a Operação Marias envolveu todas as Delegacias de Polícia do estado, inclusive nos municípios em que não há Delegacia Especializada, mobilizando 601 policiais civis. No estado, 56 pessoas foram presas e 32 armas de fogo foram apreendidas.

Dos 91 feminicídios registrados no Rio Grande do Sul no ano passado, apenas quatro mulheres possuíam medida protetiva contra o agressor. A Serra registrou 11 feminicídios em 2019 sendo cinco casos em Caxias do Sul, dois em Bento Gonçalves , um em Bom Jesus, um em Carlos Barbosa, um caso em Garibaldi e um em Guaporé. Os dados consta em levantamento divulgado pela Polícia Civil.

Por meio da DEAM Caxias do Sul a Polícia Civil, participou da Operação Marias em Caxias do Sul. Na cidade a operação foi coordenada pela Delegada Carla Zanetti, Titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, sendo que durante a operação foram presos preventivamente 03 indivíduos que estavam com prisão decretada pelo descumprimento de medidas protetivas de urgência. Também 05 denúncias anônimas foram verificadas e cumpridos 02 mandados de busca e apreensão de armas de fogo. A DEAM contou com o auxílio de Policiais Civis da 2ª Delegacia de Polícia de Caxias do Sul.

A Chefe de Polícia e Coordenadora do Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, do Conselho Nacional de Chefes de Polícia (CONCPC), Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, responsável pela Operação, salientou que a Operação Marias também tem por objetivo demonstrar a priorização das Polícias Civis nos crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher. “Não são somente as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher que hoje se somam às ações, mas todos as Delegacias de Polícia também estão engajadas no combate à violência contra a mulher”, salientou Nadine.