Basquete

Com vaga garantida, Caxias Basquete busca apoio para voltar a disputar o NBB

Prefeitura municipal se comprometeu em prestar apoio institucional, mas afirma que não há dinheiro

(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

O Caxias Basquete vê uma luz no fim do túnel que pode significar o retorno da equipe à disputa do Novo Basquete Brasil (NBB). Na tarde dessa terça-feira (4), uma reunião entre o prefeito Flávio Cassina, o técnico Rodrigo Barbosa, o diretor Diego Biglia e o presidente da Federação Gaúcha de Basquete, Rogério Caberlon, marcou o retorno dos esforços para a retomada da equipe de basquete, que tem vaga assegurada na temporada 2020/2021 do NBB.

Na oportunidade, Barbosa explicou ao prefeito a importância do retorno à elite do basquete nacional, já que no último ano o time ficou fora do campeonato por falta de patrocínio. Para poder voltar a figurar no cenário nacional, a equipe necessita de R$ 2 milhões para montar a equipe e pagar despesas. Neste sentido, a prefeitura de Caxias do Sul se comprometeu em dar apoio institucional para que o time consiga patrocínio por meio do Governo do Estado e com empresas da cidade.

O técnico do Caxias Basquete ainda destacou que o time carrega o nome da cidade pelo país, além do destaque em transmissões dos jogos pela TV, da movimentação econômica, geração de emprego e incentivo à prática esportiva. Na última participação no NBB, o time caxiense ficou na 5ª colocação e teve a 3ª maior média de público, lotando o Ginásio Vascão na grande maioria das partidas.

Porém, o prefeito Cassina explicou que o Poder Executivo não tem dinheiro para apoiar o retorno, mas intermediará junto ao Governo do Estado para que o Caxias Basquete volte a ter patrocínio do Banrisul. A Prefeitura já disponibiliza o Ginásio Vascão, que é municipal, para a equipe treinar e competir.