Caxias do Sul

Procon alerta comunidade bento-gonçalvense sobre golpes financeiros

Só no Brasil houve um aumento de 10% de casos relacionados a golpes

(Foto: Acervo)
(Foto: Acervo)

A orientação dada pela coordenadora da Procon municipal de Bento Gonçalves alerta para golpes financeiros. Conforme uma pesquisa divulgada, só no país houve um aumento de 10% de casos relacionados a golpes. Entretanto o Procon não realiza a abertura de processos, apenas orienta as vítimas. Em exceção de casos com comprovação de dados como CNPJ, CPF, endereços onde é possível realizar uma autuação.

Conforme a coordenadora, Karen Izidro Battaglia é de extrema importância o alerta a comunidade.

“Não se trata de uma relação de consumo, de fornecedor e consumidor, mas como a gente tem diversas reclamações, principalmente na época do golpe da empresa Unick, fomos muito procurados, sobre estes temas”, fala.

Dicas para evitar ser vítima dos golpes:
A ganância é o principal fator que leva o investidor a cair em golpes. Não espere ficar rica de repente – riqueza se constrói aos poucos. Especialmente agora, que as taxas de juros no país estão em mínimas históricas, não é possível esperar retornos muito altos em pouco tempo.

Excesso de autoconfiança é risco
Pessoas com mais autoconfiança são as mais suscetíveis aos golpes. As mais desconfiadas, mais ressabiadas, mais cautelosas, têm menos chances porque vão se precaver. Não acredite no “comigo não vai acontecer”.

Desconfie de promessas de ganhos muito altos, fáceis e rápidos
Desconfie das grandes promessas – elas são o indício mais forte de que a oferta de investimento pode ser um golpe.

“Cuidado com anúncios: oportunidade única”, “oferta exclusiva”, “última chance”. Elas dão ao investidor a sensação de estar perdendo uma grande oportunidade, e podem induzir ao erro. Fique atento e pesquise antes de tomar sua decisão de investimento.

Outra conhecida são as chamadas pirâmides em que os novos participantes vão remunerando os mais antigos e por isso é preciso sempre de mais pessoas participando para que ela não desmorone. É um modelo que não se sustenta por muito tempo, já que o dinheiro não está sendo efetivamente investido.

Esse tipo de golpe é muito rápido, quando eles vêm a público, é tarde demais. As instituições que trabalham no mercado financeiro precisam ser autorizadas.

Em casos como este é necessário o registro, preferencialmente na Delegacia Virtual.