A Associação Municipal de Deficientes Físicos de Farroupilha (Amdef) promove, na próximas segunda-feira, dia 17 de fevereiro, reunião visando ao desenvolvimento de ação articulada da comunidade para coleta de dados que permitam uma efetiva inserção local no aplicativo de acessibilidade Biomob, além de um mapeamento das condições gerais de acessibilidade no município. Com início às 19h30min, no Salão de Atos da Faculdade CNEC de Farroupilha, o evento contará com a presença do diretor da empresa desenvolvedora da plataforma digital, Valmir de Souza.
O Biomob, que pode ser baixado gratuitamente, por meio de lojas de aplicativos como Play Store e Apple Store, é um app que, entre outras funcionalidades, permite a pessoas com deficiência verificarem com antecedência, em seu computador, tablet ou celular, se dado local é dotado das devidas condições de acessibilidade. Tal questão é determinante para a pessoa com deficiência. Há casos em que ele chega a só sair de casa para ir a um lugar se este dispõe, por exemplo, de rampas e/ou banheiro adaptados
As pessoas com ao menos um tipo de deficiência são 23,9% da população brasileira, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A presidente da Amdef, Débora Haupt, salienta que a articulação toda tem como grande propósito disponibilizar informação sobre acessibilidade no município para os moradores da cidade e região e também a turistas de todo Brasil.