Bento Gonçalves

Lideranças políticas destacam carisma e legado de Darcy Pozza

Lideranças políticas destacam carisma e legado de Darcy Pozza
Pozza recebeu as últimas homenagens na prefeitura que ocupou durante três mandatos (Foto: Rogério Costa Arantes)

A morte do ex-prefeito de Bento Gonçalves Darcy Pozza, ocorrida no início da noite da quarta-feira, dia 8, causou comoção nas lideranças políticas da cidade e do Partido Progressista (PP) que foram se despedir do velho político durante o velório realizado no Salão Nobre da prefeitura que ele comandou por três vezes entre as 9h da manhã e as 17h40min desta quinta-feira, dia 9.

Ex-prefeito e ex-deputado federal, Pozza era um nome de referência na cidade diante de sua trajetória política e comunitária que lhe rendia grande popularidade.

O prefeito Guilherme Pasin, que herdou o legado político de Pozza, cancelou a agenda do dia para acompanhar as homenagens ao ex-prefeito, a quem considera seu tutor na política. “É o falecimento do maior líder da cidade. Darcy foi grande. Pra mim, de forma pessoal, é minha maior referência”, admitiu Pasin. Emocionado, o prefeito destacou que a própria cidade é o legado do político.

O maior legado que Darcy pode deixar foi Bento Gonçalves. Uma Bento Gonçalves muito diferente, uma Bento Gonçalves avançada, com inúmeras obras. Mas muito mais do que isso, uma cidade que amou o seu líder”, afirmou o prefeito.

Na manhã desta quinta-feira, o governador gaúcho José Ivo Sartori publicou no Twitter uma mensagem de pesar. Em Brasília, o governador informou que ligou ao prefeito Pasin para transmitir condolências e afirmou que Pozza era “um líder diferenciado”. “Deixa um grande legado”, escreveu o governador.

Os amigos, políticos e antigos companheiros de Pozza são unânimes em destacar a capacidade de estabelecer contatos e o carisma de Pozza como seus principais atributos.

Para Jauri Peixoto, que conviveu com Pozza tanto no esporte quanto na política, o ex-prefeito representava “a alma e o sentimento” do povo de Bento Gonçalves.

Para o ex-prefeito Alcindo Gabrieli, que, assim como Peixoto, foi vice de Pozza, afirmou que Pozza “merece consideração” porque “sempre teve a vida dedicada a questão pública”.

Confira o que disseram:

Fica uma marca, fica um legado, fica uma bela história de alguém que trabalhou por Bento Gonçalves, pela região e pelo estado, como prefeito, como deputado federal, como presidente do Esportivo. Alguém que teve uma passagem belíssima pela Terra e alguém que deixa um grande legado, de obras materiais e imateriais de uma época em que política não se fazia atrás de um smartphone ou de um computador, mas sim olho no olho, no dar as mãos, enfim, esse tipo de política se aprende muito com Darcy. Ele deixa esse legado e é bom que essa nova geração de políticos leve isso como marca”

Moisés Scussel Neto, presidente da Câmara de Bento Gonçalves

O Darcy foi uma pessoa que representou muito bem a identidade, a alma e o sentimento do nosso povo. Isso marcou muito. Como político, foi um homem exigente em favor da população e um homem muito leal. Para mim, que fui companheiro dele desde os tempos do Esportivo e na política, me sinto consternado. Vamos agora apostar no legado do Darcy, nos exemplos que ele deixou para os jovens, que tanto precisam de estímulo para ingressar na vida pública com valores mais autênticos voltados à comunidade. Ele nos deixa um exemplo que temos que seguir, cada um no seu modo. É o que eu vou fazer. Sempre com a chama da ideia do Darcy na frente”

Jauri Peixoto, ex-atleta do Esportivo

Ele apostou sempre na mudança e na renovação. Coube a mim a tarefa de fazer o registro em plenário da Câmara, e quando sentei Espiridião Amin me fez a referência de uma velha amizade. Eu concorro com o número dele, e isso é uma responsabilidade enorme, um número sempre com mandato. Não é só um ser humano que se vai, é uma figura. Ele já era um mito vivo. Teve momentos em que o nome dele era maior do que o da cidade”

Jerônimo Goergen, deputado federal do PP

Um grande líder, um homem de uma grandeza política extraordinária, uma referência para todos nós. As pessoas gostam de serem lideradas por bons exemplos, e o Darcy Pozza foi um grande exemplo da boa política. Eu tive o prazer, a responsabilidade e a honra de ocupar o seu gabinete quando assumi a Câmara Federal. Pude conhecer então o prestígio e a luta do Darcy em favor dos interesses de Bento, da região e do nosso Rio Grande. Foi um privilégio ter por mais de 70 anos aqui na Terra um homem do tamanho, da grandeza e, de modo especial, da capacidade de doação e de fazer política e servir o bem comum como foi Darcy Pozza”

Celso Bernardi, presidente estadual do PP

Tive a oportunidade de trabalhar com Darcy. Certamente é uma perda grande no aspecto poplítico, no aspecto do desenvolvimento para o qual ele contribuiu para o nosso município. É um momento realmente de dor, mas uma perda para a nossa cidade e para o setor público. Darcy sempre teve essa vida dedicada a questão pública, e por isso certamente merece a nossa consideração”

Alcindo Gabrieli, ex-prefeito de Bento Gonçalves

O falecimento do nosso grande líder, o maior líder da cidade. Um homem íntegro, probo. Só tenho a lamentar esse momento e por outro lado só tenho a utilizar isso como energia para a todo momento continuar buscando orgulhar ele. O maior legado que Darcy pode deixar foi Bento Gonçalves. Uma Bento Gonçalves muito diferente, uma Bento Gonçalves avançada, com inúmeras obras. Mas muito mais do que isso, uma cidade que amou o seu líder. Esse é o maior sentimento, esse é o grande legado. O legado que Darcy deixou para Bento é Bento Gonçalves”

Guilherme Pasin, prefeito de Bento Gonçalves