Mundo

Terremoto de magnitude 7,7 é registrado no oceano na costa Noroeste da Jamaica

Desde o ano 1900, somente um terremoto no Caribe teve magnitude maior que o de hoje.

Foto: Divulgação / MetSul Meteorologia
Foto: Divulgação / MetSul Meteorologia

Terremoto de magnitude 7,7 entre Jamaica e Cuba. O Centro norte-americano de alerta emitiu aviso de risco de tsunami para o Caribe, mas especialistas observam que sismos na região são horizontais (reduzem risco de tsunami), ao contrário de fortes terremotos em outras partes do mundo que são de subsidência e tendem a gerar tsunamis.

Terremoto de hoje ocorre na mesma região sísmica do tremor devastador do Haiti de 12/1/2010, coincidindo com o mês de décimo aniversário do terremoto haitiano. Mais de 100 mil pessoas morreram no terremoto do Haiti de dez anos atrás.

Terremoto entre a Jamaica e Cuba foi sentido em uma extensa área da região. O sismo foi percebido em Miami, na Flórida, onde prédios balançaram. Como o epicentro foi no mar e não em terra, o impacto de danos e vítimas é menor em não havendo tsunami. Desde o ano 1900, somente um terremoto no Caribe teve magnitude maior que o de hoje (7,7). Foi o de 4 de agosto de 1946 na República Dominicana com 2500 mortos. O sismo de hoje, assim, é um dos mais poderosos da história do Caribe.

Modelagem do Centro do Previsão de Tsunami dos EUA coloca o Brasil (Amapá) na área de aviso (mapa). Se houver alteração da maré no Amapá será mínima (centimetros), sem danos e perceptível quase que exclusivamente por mareógrafos.

Fonte: MetSul Meteorologia