Brasil

Morre aos 84 anos o ex-deputado federal Ibsen Pinheiro

Foto: Marcelo Bertani/Divulgação
Foto: Marcelo Bertani/Divulgação

Morreu na noite desta sexta-feira (24), aos 84 anos, o ex-deputado federal e advogado Ibsen Pinheiro. Ele realizava um tratamento de saúde no Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre, quanto teve uma para cardiorrespiratória, por volta das 21h. A morte foi confirmada pela sua nora, Cassia Zanon. Segundo ela, ele foi até o hospital para realizar um procedimento simples e acabou passando mau e não resistiu. O velório de Ibsen ocorre neste sábado, entre 9h e 16h, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido que Ibsen fazia parte, emitiu uma nota na noite da sexta:

“A perda desse grande companheiro – uma das mentes mais brilhantes da política brasileira – deixa um vazio no coração do MDB de todo o Rio Grande do Sul e do Brasil”.

Ele nasceu em São Borja, em 5 de julho de 1935. Foi presidente da Câmara de Deputados entre os anos de 1991 e 1993. Foi responsável por conduzir a sessão que levou ao impeachment de Fernando Collor de Melo, em 1992. Ibsen também foi presidente do PMDB do Rio Grande do Sul, deputado estadual e vereador na capital. Além disso, ficou conhecido pela sua atuação em várias frentes como o jornalismo, procuradoria de justiça, no direito e na direção do Sport Club Internacional.

Foi casado com a jornalista Laila Pinheiro, que morreu em 2013. Ele deixa um filho, a nora e uma neta.